Resposta

Pediram aqui uma sugestão de filme pra ver no carnaval. Gosto é coisa esquisita. Tem quem goste de giló e tem quem goste de osttra crua,só com limão. Tem quem tenha a coragem de dar 7 contos num pacotinho com 10 canapuns, com o nome de phissales. E tem que adore uma goiaba comida no pé. Aliás, bicho de goiaba, goiaba é. Pois bem; lá vai uma sugestão:

 

Sacco e Vanzetti

Sinopse e detalhes

Boston, início dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté) são dois imigrantes italianos, sendo o primeiro um sapateiro e o outro um peixeiro, que são detidos pela polícia. Ninguém negava que eram anarquistas, na verdade eles mesmo admitiam, pois acreditavam que era a única forma de o homem ser explorado pelo homem. Porém era duvidoso que Sacco e Vanzetti fossem culpados de um assassinato, que aconteceu em 15 de abril de 1920. O julgamento deles deixou de ser algo baseado na justiça e sim na política, pois deviam ser condenados por serem estrangeiros e seguirem uma doutrina política que se opunha ao conservadorismo, que tinha as rédeas do poder nos Estados Unidos. 
 
Segunda sugestão
 
Persona 
 
Em um de seus filmes mais complexos — por vezes referido como o Monte Everest da análise cinematográfica — Bergman mostrou a intensidade de suas capacidades como cineasta em termos de imagem e conteúdo. Trata-se de Persona (1966), que no Brasil foi lançado com tétrico título Quando Duas Mulheres Pecam. Estrelado por Bibi AnderssonLiv Ullmann em uma trama sobre o complicado relacionamento entre uma enfermeira e uma atriz de teatro que aborda temas como identidade, sexualidade e dualidade com uma abordagem técnica experimental que chega a flertar com o terror.
Visualmente, Persona é lembrado por muitas de suas características imagéticas, como a maneira como os rostos de Andersson e Ullmann são enquadrados, pela quebra da quarta barreira, pelo uso de superfícies espelhadas, construção de cenas que causam uma estranheza, aparecimento de uma "mensagem subliminar". Há um momento em que até a própria película entra em combustão.

Basta: ce terá em mãos assunto pra pensar por duas semanas de cinco proximos carnavais. E mais: se não topar, vai na livraria, compra Ulisses, do Joyce ou um livro de arte pra estudar Guernica durante o carnaval. Se nada disso agradar a seu refinado gosto, vai pro pagode da Mocinha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário