Coluna do blog


CCJ aprova projeto que proíbe venda de carro movido a gasolina
Passou praticamente despercebido, mas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nessa quarta-feira (12) um projeto de lei que pode mudar radicalmente a realidade das cidades e estradas brasileiras.De autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI), o PL determina a proibição de novos veículos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, a partir de 2030. O texto também prevê que esses automóveis serão proibidos de circular em 2040. A proposta prevê exceções em três situações: veículos de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros. Os automóveis movidos exclusivamente a biocombustíveis e os elétricos também estariam livres da proibição, uma vez que são menos poluentes. O autor do texto defende as mudanças na legislação do código brasileiro de trânsito como uma forma de combate ao aquecimento global. "Se nada for feito, as mudanças climáticas resultarão em grandes tragédias, como a inundação de cidades litorâneas pelo mar e o consequente deslocamento de grandes quantidades de pessoas", afirma Ciro no texto. O senador afirma que o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, agente responsável pelo efeito estufa. "O motivo é que, no mundo todo, 95% da energia utilizada pelos veículos vêm da queima de combustíveis fósseis", comenta. Ciro também lembra que essa é uma medida discutida em outros países como a Alemanha, a França e o Reino Unido. "O Brasil não pode ficar à margem dessa discussão, já que a indústria automobilística aqui instalada tem todas as condições de produzir automóveis tão avançados quanto os usados no exterior", diz.O projeto precisa ainda ser aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado, onde terá caráter terminativo, ou seja, caso seja aprovado, seguirá direto para a Câmara, sem precisar da aprovação do plenário do Senado.

A frase: "Vai ser dificil tirar da cabeça do PT, disputar a prefeitura de Fortaleza". Visão de petista defendendo candidatura própria na festa dos 40 anos do partido.

Antes do carnaval (Nota da foto)
Um ambiente destinado à aprendizagem e ao desenvolvimento de crianças de um a cinco anos vai atender aos moradores do Parque Betânia, Jangurussu, em Fortaleza. A primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, inauguraram o novo Centro de Educação Infantil (CEI) Manoel Pinheiro dos Santos, que deve receber cerca de 200 crianças.

Gente fina
Camilo SAntana, governador do Ceará, acho por bem deixar a turma do carnaval livre pra voar. Editou ponto facultativo no carnaval, pra ódio do Posto Ipiranga.

Força total
Para os comentaristas de política, aqueles que vivem e olho aberto pra todos os movimetos o aniversário de Zé Sarto, comemorado na Assembleia foi um recado.

Pro PDT e aliados
Quem estivesse pensando em botar o nome na cumbuca da candidatura do poder, deve ter levado um choque ao ver Cid,mestre de cerimônia e Roberto Claudio, em altos encômios.

Bebe água limpa quem chega primeiro
Sarto correu na frente, nessa fase de aproximação da hora de fechar cada vez mais o bloco. Se foi recado, fica para a especulação. Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.

Fiscalização
A ARCE e o Detran foram à rodoviária, fiscalizar onibus e vans que fazem viagens interurbanas e interestaduais.

Remendo na rua
Acharam um monte de mazelas pra multarem. Se tivesse fiscalizado nas garagens, possivelmente teriam os defeitos arrumados e os passageiros felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário