Coluna do blog



Vaticano autoriza beatificação de monsenhor Waldir, de Sobral, Ceará
O católico realizou serviços pastorais em Sobral e passou a ter fama de santidade após a sua morte, em 2001.O Ceará está prestes a ter um beato confirmado – primeiro passo para posterior canonização (processo de tornar-se santo). Durante a sexta-feira (07/02/2020) a Diocese de Sobral, na região Norte do estado, recebeu o “Nihil Obstat”, documento emitido pela Santa Sé que autoriza a abertura da causa de beatificação do monsenhor Waldir Lopes de Castro, falecido em 2001. As informações são do G1.A partir da decisão do Vaticano, o sacerdote nascido em Sobral foi elevado à condição de “Servo de Deus”. Waldir Lopes de Castro tem fama de santo popular, especialmente na cidade de Marco, onde viveu. O monsenhor iniciou suas atividades sacerdotais como cooperador da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, na sua cidade natal. Foi professor do Seminário de Sobral e na Escola Técnica de Comércio D. José.O processo de beatificação.José Luís Lira, advogado e especialista em Direito Canônico, explica que o Nihil Obstat é um documento formal, redigido em latim e dirigido ao bispo indicando que, após investigação de todos os setores do Vaticano, não foi encontrado nada que impeça a abertura do processo de beatificação. “É a partir deste documento que o candidato à santidade passa a ser chamado Servo de Deus e tem a investigação livre para desenrolar-se até o fechamento do processo”, explica.A partir disso, será constituído pelo bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, da Diocese de Sobral, o tribunal eclesiástico diocesano. “Vai aferir as qualidades, as virtudes e constatar toda a vida do Servo de Deus”, explica.Após a conclusão da fase diocesana, os documentos são encaminhados para o Vaticano, onde inicia-se a fase romana. “Juntando milagres, graças e todos os atos que podem aferir a santidade do candidato”, detalha Luís. Em seguida, a Santa Sé se manifesta e emite o decreto de validade. Nesta etapa, inicia a análise das virtudes heroicas do monsenhor.

A frase: "O melhor da festa é esperar por ela". Velho dito popular.

Waldir, o santo da Praça João Pessoa (Nota da foto)
Quando o ví pela última vez, no Marco, Padre Waldir, como sempre o chamei (Monsenhor é título honorífico da Igreja) era pároco do Marco. Sua igreja era amarelo ouro e seu trabalho de evangelizar já o tratava como milagroso. Os milagres atribuidos ao Padre Waldir, que foi pároco da minha paróquia do Patrocínio e morou na Praça João Pessoa são os caminhos que o levarão ao céu dos santos.

Uma historia
Depois de um incidente envolvendo o padre Apoliano, que foi afastado,na paróquia de Marco, vieram a seguir os padres Tupinambá, depois o padre Egberto, estes sem muita expressão histórica.

Benfeitor
A chegada do Monsenhor Waldir Lopes de Castro, fez dele o maior Benfeitor da História de Marco, como missionário, pacificador, educador, evangelizador, empreendedor e acima de tudo, humilde.

Reformador
Waldir Lopes instituiu o sistema de Dirigentes Leigos nas comunidades, sendo o primeiro deles o Sr. Manuel Amadeus Soeiro, em Gado Bravo e Sr. Francisco Linhares, em Santa Rosa, como testes.

Sucesso
Deu tão certo que hoje todas as comunidades têm seu dirigente com sua respectiva capela. São obras de Monsenhor Waldir uma barragem sobre o rio Acaraú, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, localizado no bairro de mesmo nome;;;

E mais...
 ...a reforma da Igreja Matriz de São Manuel, reforma do Patronato Mater Dei, implantação do Ginásio CNEC, um dos pioneiros da Zona Norte do Estado, do qual foi diretor e professor, mas sua maior obra foi a conquista do povo.

Para a história
O povo  é o maior patrimônio, com cerca de 95% de católicos praticantes e dizimistas. Após Monsenhor Waldir, assumiu a paróquia de Marco Mons. Manuel Rômulo Rocha, filho da terra, e no dia 23 de fevereiro de 2017 assumiu a paróquia Padre Raimundo Nonato Timbó de Paiva.

Legado de Waldir
O Catolicismo continua sendo a religião dominante do município, com 23.335 fiéis, de acordo com o Censo Demográfico 2010, o equivalente a 94,5% da população. No entanto, no Censo Demográfico de 2000, a população católica de Marco era 19.808, o que representava 97% da população, que era de 20.427.




Nenhum comentário:

Postar um comentário