Atentado ao Senador Cid

Atentado: Cid Gomes é atingido por dois tiros durante manifestações em Sobral

O senador Cid Gomes (PDT) foi baleado com dois tiros, no fim da tarde desta quarta-feira (19), em Sobral, município da na Região Norte do Estado. A assessoria de comunicação do político falou, primeiramente, em projétil de borracha, porém, informações confirmadas posteriormente dão conta de que os disparos foram efetuados por arma de fogo. O político foi atingido no pulmão e na clavícula.
Cid guiava uma retroescavadeira em meio a um protesto de policiais militares quando, depois de enfrentar os manifestantes, acabou alvejado por inúmeras pedras atiradas contra o veículo e ferido por diversos estilhaços dos vidros do veículos. O ex-governador, por fim, foi baleado durante o ato e levado ao Hospital do Coração de Sobral.
Momento em que Cid Gomes é atingido por disparos em confronto com militares (Reprodução/WhatsApp)
O irmão de Ciro Gomes foi à cidade para dialogar com os agentes de segurança que paralisaram as atividades na cidade. Durante a manifestação, Cid bateu boca com policiais – vários deles encapuzados – e intimou as lideranças abrirem caminho. Com a negativa dos militares, o senador adentrou uma retroescavadeira e buscou abrir caminho “à força” em meio ao movimento. Revoltados, os agentes revidaram com uma enxurrada de pedras que atingiram o veículo de grande porte.
Durante o conflito, o ex-governador acabou atingido por dois projéteis, vindo a sangrar imediatamente. Cid Gomes, após ser alvejado por inúmeros artefatos, foi retirado da retroescavadeira, colocado em um carro particular e levado às pressas à unidade hospitalar da cidade.
De acordo com a assessoria do parlamentar “neste momento, o senador passa por estabilização no Hospital do Coração de Sobral e será transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral”, explica em nota. De acordo com Ciro Gomes, o irmão não corre risco de morte.
Senador sendo socorrido após ser alvejado por manifestantes (Reprodução/WhatsApp)
Repercussão
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), estava reunido com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), quando soube que Cid Gomes havia sido baleado. Ele tentou, sem sucesso, ligar para o celular de Cid. Depois, entrou em contato com o ministro Sergio Moro (Justiça) e com o governador Camilo Santana (PT).
“Acompanho com preocupação os desdobramentos do ocorrido com o senador Cid Gomes, na tarde desta quarta-feira (19), em Sobral, no Ceará. Entrei em contato o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e com o governador do Ceará, Camilo Santana, para obter informações e garantir a segurança do parlamentar”, disse Alcolumbre em nota.
Movimento
Antes de chegar à Sobral, o político usou suas redes sociais para falar sobre a situação da segurança pública no Estado. “Eu estou chocado aqui ao ver cenas de quem devia dar segurança para o povo está promovendo insegurança e a desordem. Eu não consigo me conformar com isso, poderia ter uma atitude que já tive como governador, de apelar para autoridades federais, esperar que as coisas se resolvessem”, disse.
O protesto se dá em todo o Estado devido à proposta de reajuste salarial debatida entre lideranças militares e o Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário