Coluna do blog


A propósito da coluna de ontem...
A Comissão de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembléia Legislativa realizou, durante 2019, 25 audiências técnicas para tratar de limites intermunicipais, envolvendo 50 municípios.  As reuniões contaram também com a participação de representantes do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. De acordo com o presidente da comissão, Luís Carlos Mourão, com a realização das audiências foram definidos três ajustes de limites entre os municípios de Pentecoste e Apiuarés; Itatira e Madalena;  e de Ererê e Pereiro.  A comissão é coordenada pela deputada Augusta Brito (PCdoB).Também foram promovidas quatro audiências públicas para discutir sobre as divisas interestaduais entre o Ceará e o Estado do Piauí. Os eventos se desenvolveram  em Carnaubal, Tianguá, Crateús e na sede da Assembléia Legislativa. De Conforme explica Mourão, existe um Litígio há mais de 100 anos entre o Ceará e o Piauí, e agora, por provocação do Estado piauiense,  a questão chegou ao Supremo Tribunal Federal, que determinou ao Exército Brasileiro, através do Departamento de Geografia, a realização de uma perícia técnica. "Este trabalho já está sendo realizado no campo, entre os dois estados e pedimos aos municípios cearenses que fazem divisa com o Piauí que enviassem a relação de equipamentos públicos existentes nesta área litigada". O presidente informou que os prefeitos já enviaram as relações. "Todas as áreas reivindicadas pelo Piauí não são terras abandonadas, mas que são atendidas pelas prefeituras e pelo Governo do Estado do Ceará", explica Mourão.  Os dados coletados em 13 municípios, revelou, foram enviados ao Procurador Geral do estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, para que conste no processo em tramitação no STF. "São equipamentos públicos como transporte escolar, abastecimento d'água, distribuição de energia elétrica, postos de saúde, poços profundos, entre outros". Além dos equipamentos públicos mantidos pelo Ceará e prefeituras de municípios cearense, há também o sentimento de pertencimento da população ao nosso Estado, segundo Luís Carlos Mourão.  "Somos nós cearenses que oferecemos a manutenção dessas áreas, afinal de contas", acentua.  Ele revela ainda que o processo está sendo conduzido pela ministra do Supremo Carmem Lúcia.

A frase: “Lição das últimas cenas: por trás dos moralistas exacerbados sempre mora um hipócrita.”  De um observador das cenas.



Outra vez de a pé (Nota da foto)
A Azul comprou a Two Flex, a empresa que a GOL arrumou para, em seu nome, voar pelos céus do Ceará. A Azul tem interesse em voos no centro sul do país. Daqui, nada. Vai ampliar a malha aérea dela a partirdos aeroportos do Rio, e São Paulo, Jacarepagua e Congonhas, respectivamente.

Na cirurgia
O deputado Manuel Duca é submetido hoje a uma cirurgia de coluna. O tempo, tantos saltos de pára-quedas e tantas derrubadas de bois em vaquejadas mexeram com o esportista deputado.

Vapt Vupt
Na rua Barão do Rio Branco, 1.200, Centro de Fortaleza, que até 1986 abrigava a sede do Tribunal de Justiça, vai ser um Vapt Vupt, depois que o Tribunal de Justiça e Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado acordaram nesse sentido.

Justiça federal
Decisão da 16a Vara Federal, em Juazeiro do Norte, determinou a suspensão do concurso público referente ao Edital n 2/2019, da Prefeitura Municipal de Aurora para os cargos de cirurgiões-dentista.

É pouco
A determinação atende ao Conselho Regional de Odontologia do Ceará, que ajuizou ação civil pública, argumentando que as remunerações fixada para os cargos de cirurgiões-dentistas com carga horária de 40h/semanais, bem como de 20h/semanais estão abaixo do valor do piso salarial da categoria.

Daí que...
Aurora vai ficar sem dentista por muito tempo porque segundo foi apurado, a prefeitura não se dispõe a pagar mais do que pretendia  nem contratar serviços de odontologia para a população. Os desdentados que esperem a campanha eleitoral pra ganharem uma perereca. Os cariados que comprem Cera Doutor Lustosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário