Coluna do blog


Os gênios deixam saudades eternas
O desembargador Francisco Martônio Pontes Vasconcelos, 62 anos, morreu neste sábado, 28, em Fortaleza, após falência múltiplas de órgãos em decorrência de uma hepatite e complicações renais. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiçado Ceará (TJCE). O magistrado, que estava internado havia 22 dias no hospital São Mateus, pediu aposentadoria voluntária no dia 13 de outubro deste ano. O juiz Federal dr. Augustino Chaves, que privou, como eu, da amizade de Martônio, o querido filho do Pintinho,escreveu sobre ele e seu desempenho. Valho-me de seu texto para prantear o gênio que se foi: "Martônio era a afirmação da vida, solar, sagitariano, do fogo, uma explosão, uma alegria, um seguir em frente. Esbanjava talento. Respondia no ato. Precisava de música. Gostava de gente. Adorava festa. Sua fala no auditorio da Justiça Federal, ao lado de Flávio Dino e Diathay Bezerra de Menezes (o decano da nossa antropologia) foi show. Sua resposta aos jornalistas que o esperavam na saída do Forum e lhe informaram da reação desafiadora do então Governador Tasso a uma decisão sua: "quem brincava de princesa, acostumou na fantasia". E por aí vai. Em um final de tarde do ano de 1999, em Sobral, seu pai foi sepultado. Pouco depois, em um restaurante, éramos quatro, ele falou sobre a morte, e a morte não lhe incomodava, se chegasse quando os seus dois filhos fossem adultos. Cheguei um dia em sua sala e ele ditava cinco sentenças a cinco servidores, andando de um lado para outro, uma capacidade, em quantidade e qualidade, que era um espanto, quase de outro planeta. Teria sido um comunicador, um homem de auditório. Amante dos clássicos da literatura, sabia tudo de cor e salteado. Daquelas obras, adicionadas a sua vivência, hauria sua fala. A área jurídica é como uma muralha, que nos atrai a todos, não resistimos, sequer notamos, e lá ficamos pregados, cada vez mais padronizados, e a produção parecida, e a sucessão de rituais ossificados. Martônio não foi arrastado por essa força a essa muralha. Era de fato diferente. Não consigo ter um segundo de tristeza com sua morte: seria lhe negar. A morte não lhe espantava. Viveu cem anos e um dia. "I am grateful to you, you see. I wanted to tell you". (Eu sou grato a você, você sabe. Eu queria te dizer)..28.12.2019.

A frase: "Se não tiver o famoso subsídio oficial , não dura um mês. Não há público para manter." Ubiratan Lemos Costa sobre os voos da Gol no interior do Ceará.



Voltou pior (Nota da foto)
A Polícia Rodoviária Federal botou em campo radar movel que pega cidadão a mais de um quilômetro e distância. De um observador da cena.

IPVA 2020 vem aí
Não são obrigados a pagar tributos - órgãos públicos, partidos políticos, sindicatos, instituições educacionais e de apoio social sem fins lucrativos e templos de todos os cultos.

E mais...
Outros casos de isenção referem-se, como primeira categoria, a veículos utilizados para trabalho, incluindo táxis, mototáxis e veículos de transporte de cargas e de passageiros, por exemplo.

Aclarando
Segundo o site da Gol, os voos que vai fazer pro interior do Ceará serão quase todos de Caravan. Os voos para Juazeiro do Norte,com duas frequencias diárias serão de ATR72.

Boataria aérea
Aliás, corre na rádio aeroporto que  Azul, agora em janeiro vai parar com os voos entre Juazeiro do Norte e Fortaleza, pra votr depois das férias. Possa ser. Possa ser. Há outros destinos mais rentáveis para a Azul no periodo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário