Queimadas queimaram o filme do Brasil
Uma
análise do que saiu sobre os incêndios na Amazônia na mídia
internacional mostra que a imagem do país foi desgastada durante a
crise e apareceu como vulnerável, irresponsável e impulsiva. A pesquisa
examinou o que saiu no New York Times, Washington Post, Wall Street
Journal, The Guardian, Financial Times, The Economist, El País, Le
Monde, Bild e Corriere della Sera. No geral, todos os dez jornais que
tiveram suas notícias analisadas projetaram quadros negativos para o
Brasil. As notas mais negativas vieram da cobertura dos The Guardian e
The Economist.
Olga
Curado, uma das sócias da consultoria responsável pela análise, falou
sobre o desastre seguinte: o óleo no litoral. Já podemos ver o mesmo
padrão de resposta brasileira às queimadas na resposta às manchas de
óleo. Primeiro há a negação, depois a lentidão e então a dificuldade de
relacionamento com órgãos públicos. Há um mesmo padrão [de atuação do
governo]. Uma matéria da Zero Hora fala da pesquisa feita pela consultoria especializada.
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