Deputado Célio Studart articula frente em defesa do litoral cearense

Deputado Célio Studart articula frente em defesa do litoral cearense

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) articula a criação de uma Frente Suprapartidária em Defesa do Litoral Cearense. Entre os temas a serem debatidos, estão o avanço do nível do mar, a pesca predatória, o descarte de lixo, a articulação de políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável da costa e as manchas de óleo que atingiram mais de 30 praias ao longo dos 573 km de extensão do litoral cearense.  

Em pronunciamento na noite de segunda-feira (11/11) no Plenário da Câmara, o parlamentar ressaltou que o problema dessas manchas deve ser discutido por um grupo agregando deputados federais, estaduais e vereadores. O convite para adesão a este espaço de discussão está sendo enviado nesta semana.

“É uma questão muito relevante, não somente por causa do óleo, mas também em virtude de cidades que veem o avanço do mar muito forte, e precisam do apoio dos governos federal e estadual para contermos esse avanço”, discursou Célio. A situação da praia do Icaraí, em Caucaia, é um exemplo. 

Para o deputado, a costa cearense exerce papel econômico fundamental para a economia local por meio de atividades como o turismo e a pesca. Além disso, o parlamentar considera essencial traçar estratégias de preservação ambiental efetivas, a fim de salvaguardar o meio ambiente como um todo.

Em relação ao vazamento, no Ceará pelo menos 31 praias foram atingidas entre 15 municípios. Ao todo, já foram retiradas mais de 15 toneladas de óleo cru do litoral ao longo dos mais de 70 dias desde a aparição das manchas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário