quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Museus ao abandono

Acrísio Sena denuncia a situação dos museus federais

“A tragédia que ocorreu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, há um ano, que foi consumido por um incêndio de grandes proporções, não foi um ponto fora da curva. Como vice-presidente da Comissão de Cultura desta Casa, recebi o Ofício 626/2019, do Tribunal de Contas da União, que deixa claras as péssimas condições dos museus federais em todo o país”, denunciou em pronunciamento o deputado estadual Acrísio Sena (PT), em pronunciamento realizado na manhã de hoje (18/9), na Assembleia Legislativa.
O documento explicita o Acórdão 1243, do TCU, a partir de levantamento feito pela Secretaria de Controle Externo, que solicita providências ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para sanar problemas como falta de plano museológico (presente em menos da metade das instituições), Habite-se, regimento interno e planejamento orçamentário, dentre outros atributos. “Para se ter uma ideia, 81% dos museus não possuem brigada de incêndio. É uma falta de respeito com nossa história e nossa memória”, publicizou Acrísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna do blog

Dulce começa santificado Roma 9 Itália - 18 graus -A Basílica Sant"Andrea Della Valle, no Corso Vitorio Emanuelle locou cedo. 90% era...