Press release do DNOCS

Adutora Jaguaribe/Apodi terá sua operação restabelecida no próximo sábado.

Publicado por: Simone Nunes Cavalcante 
  Simone Nunes Cavalcante | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2019, 17h07 | Acessos: 57

                                                           
topografia copy
                     Operários trabalham em obra de conserto da adutora. Fotos do Dnocs. 
A obra de recuperação da primeira linha da adutora Jaguaribe/Apodi deverá ser concluída no próximo sábado (22). A informação é do engenheiro do Departamento Nacional de ObrasContra as Secas (Dnocs), responsável pelos trabalhos, Roberto César de Abreu Nogueira.

A adutora de Jaguaribe/Apodi é constituída de duas tubulações de ferro em paralelo dediâmetro 1.200mm (1,2 metro). Cada cano pesa cerca de cinco toneladas. A rede sofreuruptura de um dos tubos no último dia 24 de junho.Com a pressão elevada em torno de 12 kgfa água literalmente cavou todo o material de sustentação abaixo da rede, ocasionando aqueda das tubulações que se desconectaram.
A transferência de água é necessária para manter a produção de fruteiras, grãos e capim no Perímetro Irrigado Jaguaribe/Apodi. Sem água, ocorre a suspensão das atividades agropecuárias.
Prejuízo
Desde a noite do último dia 24 de junho, que o perímetro está sem água. A produção foi afetada em uma área de dois mil hectares. “Todo o projeto – produção de fruteiras, capim,grãos, o abastecimento humano de mais de cinco mil famílias passou a ser feito por carro pipa”, observou o consultor técnico do projeto de irrigação, Karlos Welby.
A transferência de água é feita por duas adutoras, que se romperam. Uma está sendo concluída.
A captação de água é feita no Rio Jaguaribe, oriunda do açude Castanhão, na barragem das Pedrinhas, em Limoeiro do Norte.
Por causa da escassez de água nos últimos anos, o perímetro já sofre uma redução de 75%da área produtiva.
Estão trabalhando no local 75 operários e técnicos. Inicialmente foram retirados os tubos um a um, onde estão sendo recuperados. Ao mesmo tempo está sendo refeita toda terraplenagem,visto que, após o acidente apareceu um buraco de quase 60 metros de profundidade.
Também estão sendo executados recuperação, montagem da tubulação da adutora de1.200mm e drenagem para escoamento das águas pluviais.
Confecção de dois blocos de concreto de sustentação das duas linhas da adutora,recuperação e montagem de dois registros, tipo borboleta, de 1.200mm e recuperação emontagem de comporta do reservatório também estão sendo feitos na adutora.
Os recursos utilizados são do Dnocs e da Federação das Associações dos Perímetros .Os recursos utilizados são do Dnocs e da Federação das Associações dos Perímetros Irrigados do Jaguaribe/Apodi – Fapija que faz questão de ressaltar o diretor geral do Dnocs,Ângelo Guerra.
bloco de concreto de sustentação da adutora copymontagem das juntas dresser da orimeira linha da adutora2 copy








Nenhum comentário:

Postar um comentário