Coluna do blog


Serão os novos tempos?
Faz tempo , por amizade ou por rumos de trabalho, frequento a diplomacia pelo mundo. Muito mais por funcionalidade, porém. Por exemplo,acompanhei de perto o período em que Paes de Andrade foi embaixador em Portugal. Paes, mesmo sem ter cursado o Itamaraty, cursou a grande faculdade da política, em épocas onde o político sabia ler e escrever, como o Paes, que falava frences, espanhol e se relacionava muito bem com um corpo diplomático inteiro como tantas vezes vi em Lisboa. Também tive a feliz oportunidade de trabalhar muito próximo de embaixadores como Flexa de Lima, Rubens Ricupero, Stella Pompeu, Jeronimo Moscardo de Souza, Marcílio Marques Moreira, Catunda Rezende, Marcos Paranaguá, Seixas da Costa,  dentre outros, deixando destaque para uma enorme figura da diplomacia mundial, nosso Dário de Castro Alves, homem da mais fina sensibilidade e conhecimento de corpos diplomáticos do mundo. Vi de perto, de dentro, trabalhos diplomáticos em NY e em Washington, daí porque sei do preparo dessa gente que serve ao Brasil mundo a fora, todos, escrevo todos, inteligentes, cultos, preparados para o mister e as missões que lhes forem ou foram entregues. Conviver com pessoas como as aí citadas, e muitas outras que conheci só tem sido motivo de alegria e enorme satisfação. Conversar com Ricúpero ou Marcílio é tomar aulas e aulas de história, cultura, erudição e conhecimentos do universo. Gente que no Itamaraty se preparou falando linguas corretamente, conhecendo economias, modus vivendi e filosofias de cada povo onde serviam, ou serviriam. Falo disso porque fiquei embatucado com a insistencia do anúncio de um bem parecido moço da vida carioca sendo anunciado a ser embaixador do Brasil na mais emblemática embaixada do mundo, a dos Estados Unidos, a coroa do  circuito conhecido como Elizabeth Arden; EUA, França e Londres. O Senado que justifique ao povo se, o moço chegar lá pra ser sabatinado, aprova-lo como quer seu querido e irrepreensivel pai.

A frase: "Eduardo é meu filho...fala ingles, fala espanhol, tem uma vivencia internacional muito grande. E frita hamburquer também, ta legal?" Assinado: presidente Jair Bolsonaro sobre indicação próipria do filho a embaixador do Brasil nos EUA.


Brandelli é o segundo a contar da direita
Agora lascou (Nota da foto)
O secretário-geral dos Negócios Estrangeiros do Brasil disse sexta-feira que o Hezbollah desenvolve atividades terroristas na América do Sul e destacou que Brasil, Argentina e Paraguai vão atuar com os EUA para combaterem o financiamento ao terrorismo."Há atividade do Hezbollah na região. Isso é um dado da realidade", afirmou à Lusa Otávio Brandelli, referindo-se ao movimento xiita sediado no Líbano.

Adjutório ao PCC
A decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de paralisar todas as investigações que utilizaram dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) afeta em cheio processos relacionadas à lavagem de dinheiro por organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Análise
O diagnóstico foi feito pelo procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, depois da decisão de Toffoli, que aceitou um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, que contestava o compartilhamento de informações financeiras sem autorização judicial.

A notícia é da BBC
"Todas as investigações (que utilizaram dados do Coaf e da Receita Federal), inclusive as do PCC, vão ficar paradas por meses e não vamos poder obter novos dados", disse Smanio à BBC News Brasil. Danado vai ser a enxurradaa de gente exigindo isonomia no tratamento de seus pepinos com a justiça.

Pra pensar no recesso
Quando todo mundo voltar ao trabalho no fim do mês, que traga algo pensado sobre esse fato: que os erros venham de tentativas, jamais por medo de renovar. Sei se isso vale muito, não, mas tem quem pense assim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário