Coluna do blog


UFC entre as melhores universidades do mundo
A Universidade Federal do Ceará está entre as 500 melhores universidades do mundo em sete áreas de concentração, segundo informou o Global Ranking of Academic Subjects (GRAS). A edição de 2019 da lista, elaborada pela ShanghaiRanking Consultancy, avaliou mais de 4 mil instituições de ensino ao redor do mundo em 54 áreas. O GRAS (http://bit.ly/2XFHBzc) toma por base os dados da Web of Science e da InCites, considerando cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. "Todo o mérito é dos pesquisadores, mas está envolvido também todo um esforço de organização, de adoção de estratégias, de mecanismos de trabalho, de apoio aos cursos, aos pesquisadores. Essa hora é hora de reconhecimento, e a gente transfere para eles o mérito. É mais uma conquista significativa para a Universidade", comemora o reitor da UFC, Prof. Henry Campos. Conforme complementa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, o bom resultado "reflete os demais que temos testemunhado, a exemplo do ranking Leiden (http://bit.ly/2xMP3cr), que ressaltou a UFC como a 1ª instituição brasileira na proporção de artigos entre os 10% mais citados no mundo. O resultado no GRAS merece muita comemoração porque desde 2015 os investimentos [em pesquisa] vêm sistematicamente caindo, e os pesquisadores têm sido criativos e resilientes para buscar alternativas e manter suas pesquisas na linha de frente".

A frase: “Com isso nós vamos cuidar da saúde de todos, porque uma criança que não tenha a vacinação atualizada pode estar levando para dentro da escolas essas doenças que nós achávamos que estavam erradicar e hoje nós estamos vendo voltar, como é o caso do sarampo, dentre outras”. Guilherme Landim, deputado e médico,sobre obrigação da vacina no ato da matrícula escolar.



Os oito "contra" do PDT (Nota da foto)
Sem Ciro, PDT suspende Tabata e outros 7 que votaram a favor da Previdência Ciro, vice presidente do partido estava na Bahia em compromisso político. A Comissão de Ética vai ter 45 dias para decidir que tipo de punição Tabata e os outros  que votaram com o governo tomarão.

Ética na OAB
O advogado Rafael Mota Reis foi reconduzido à presidência da Comissão Especial de Ética na Política e Combate à Corrupção Eleitoral da OAB-CE (CEPCCE) para o triênio 2019-2021.

Falamos aqui
O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta semana, para convocar a bancada estadual cearense para uma mobilização em defesa da Defensoria Pública da União (DPU) no Congresso Nacional.

Roseno denunciou
O parlamentar destacou, em Plenário, que as unidades da DPU estão sob ameaça de fechamento devido à requisição, por parte dos governo federal, de 828 servidores cedidos à Defensoria, e que pertencem a quadros de outros órgãos.

Federais pagas
O MEC -Ministério da Educação- apresentou o Future-se, programa que pretende estimular a captação de recursos privados para as universidades e institutos federais. O plano será de adesão voluntária pelas instituições.

Ferramentas do Abraão
Entre as ações anunciadas pelo MEC, estão a criação de fundos de investimento e a possibilidade de contratos de gestão com OS (organizações sociais), que poderão atuar na administração de recursos e de patrimônio das instituições.

Calma!
Inflação pelo IGP-10 sobe de 0,49% em junho para 0,61% em julho.O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,61% em julho.São só seis meses. Quase sete, é verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário