Arrumando os estragos do inverno





Prefeitura de Fortaleza intensifica fresagem e recape em importantes vias da cidade

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na noite desta quarta-feira (24/07), uma operação de fresagem para implantação de recapeamento em importantes vias em toda a cidade. O serviço é um tipo de restauro de pavimentos deteriorados, sem que sejam necessárias grandes obras com alteração de calçadas ou sistemas de drenagem. O objetivo é melhorar em todas as Regionais o fluxo do transporte público, pedestres, ciclistas e do trânsito em geral.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria de Conservação de Vias Públicas, o trabalho teve início na Avenida Perimetral, no trecho entre o túnel do Mondubim e a Rua Cônego de Castro. Na sequência, está prevista fresagem e recape nas vias:

- Av. Central, no Planalto Ayrton Senna;
- Av. Mozart Lucena;
- Av. José Bastos;
- Av. Raul Barbosa, desde o viaduto da Avenida Murilo Borges ao viaduto da BR-116;
- Av. Parsifal Barroso, no trecho entre o Riomar Kennedy até Avenida Mister Hull;
- Av. Barão de Studart, entre a Avenida Pontes Vieira e a Rua Tenente Benévolo.

Outras importantes ruas e avenidas estão sendo avaliadas para entrar na programação dos serviços. Vale mencionar que neste ano, de janeiro até agora, do total de 750.000m² dos serviços de recuperação de vias previstos para todo o ano, já foi realizada a recuperação de vias numa área total de 322.124,15 m² em todas as Regionais, mesmo com a forte ocorrência das chuvas no início do ano. Nesse serviço, foram contempladas mais de 370 vias (algumas em diversos pontos), beneficiando todas as sete Regionais da cidade. Desse volume total de serviços, uma área de 244.331,99 m2 foi recuperada com asfalto e 77.792,16 m2 com pedra tosca ou paralelepípedo (calçamento). Fazendo uma comparação, isso corresponde a dizer que, durante esse período, foi recuperada na cidade uma área equivalente à extensão de cerca de 53 quilômetros de uma rodovia com 6 metros de largura. Além da requalificação das vias, foram realizados também serviços de microdrenagem, tendo sido implantados cerca de 1.393,90 metros de calhas de concreto.

O trabalho de recuperação de vias tem como prioridade a conservação e melhoria das avenidas com corredores exclusivos de ônibus, as ruas secundárias que apresentem necessidade deste serviço, além das vias que tenham binários, ciclovias e ciclofaixas, já implantados ou a serem implantados, a fim de proporcionar mais segurança ao tráfego do transporte público, pedestres, ciclistas e veículos. Também são realizadas reformas e melhorias da pavimentação no entorno dos postos de saúde, escolas, creches; recuperação de galerias de drenagem e implantação de calhas e sarjetas; e também a execução de serviços de reparos ou melhorias de drenagem em calhas de concreto, galerias, sarjetas e bocas de lobo.

Solicitação de serviços de recuperação
Para solicitar recuperação de vias, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 ou procure diretamente as Regionais de cada bairro, que irão avaliar cada situação e direcionar para o órgão municipal responsável pela sua resolução.

Ouvidorias
Regional Centro: 3226-5059
Regional 1: 3433-6875
Regional 2: 3241-4802
Regional 3: 3433-2519
Regional 4: 3433-2862
Regional 5: 3433-2929
Regional 6: 3488-3124

Nenhum comentário:

Postar um comentário