Coluna do blog


“A Amazônia está à venda: quem der menos leva”
Pode sobrar pra nós.“Leis federais e estaduais vêm sofrendo mudanças que estimulam o roubo de florestas públicas, que são desmatadas para assegurar sua posterior privatização”. Assim começa um artigo de Brenda Brito e Jeferson Almeida, do Imazon, no El País, no qual eles analisam a sequência de instrumentos legais que vêm sendo aprovados por presidentes e legislaturas com agendas frontalmente contrárias à valoração das florestas em pé enquanto recurso e tesouro, regularizando a grilagem, a simples apropriação de terras dos outros.O tamanho do problema está nas áreas devolutas, aquelas de propriedade do Estado, mas que não têm destinação definida, como é o caso das Unidades de Conservação.O Ceará, por exemplo, tem várias unidades de conservação e é preciso que fiquemos de olho. Estima-se que a União seja dona de mais de 300 milhões de hectares nesta categoria.O artigo do El País termina com um chamado: “Governos federal e estaduais priorizam a venda do patrimônio da sociedade, replicando um modelo que historicamente gera desmatamento, conflitos e não traz progresso social à população da região. Diante da baixa transparência no destino das áreas públicas, é essencial que a sociedade se manifeste pela criação de grupos permanentes de acompanhamento da regularização fundiária pelos órgãos de terra. Do contrário, a tendência será de privatização, mas pelas regras atuais, quem chegar antes e pagar menos ficará com a terra.”

A frase: "Querem matar o nome de Pinto Martins no aeroporto de Fortaleza". De um observador da cena vendo a visita das autoridades, silenciosas, às obras.



Os dez mais para junho e julho (Nota da foto)
Pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo revela os 10 destinos mais procurados em viagens nacionais nos meses de junho e julho deste ano. A sondagem foi realizada com 2 mil agências de viagens do país. Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP) estão nas 10 primeiras posições, respectivamente, entre as cidades que foram mais procuradas pelos turistas nacionais para as férias de junho e julho.

Sugestão
Esta coluna presenteia o mundo político com a sugestão: Alguém aí promova via Farmácias, distribuição gratúita de confortos íntimos para mulheres pobres. É fácil,saudavel e higiênico.

Idéia repassada
Isso era uma idéia surgida em mesa de bar até encontrar iniciativa recente do prefeito de Boston, nos EEUU que imita NY e Illinois. Distribuição para muitas estudantes do sexo feminino quando recebem menstruação.

No real
 Nos EUA esta é a realidade: sem acesso a um absorvente ou a um tampão, elas vão para casa.Isso, por sua vez, leva a dias de aulas perdidas, notas mais baixas e, em última análise, educação inferior.

Aulas perdidas
Isso, por sua vez, leva a dias de aulas perdidas, notas mais baixas e, em última análise, educação inferior.A partir deste outono, o BPS lançará um programa piloto para levar suprimentos menstruais gratuitos para escolas que ensinam alunos do 6º ao 12º anos.

Piloto
"Este programa piloto é sobre equidade em nossas escolas e entre nossos jovens", disse o prefeito de Boston, Martin Walsh, em um comunicado.Um total de 77 escolas das EPB em todo o distrito será afetado.

Ô Zéairton!
A estátua de bronze de Eusebio, o maior jogador de futebol de Portugal, ganhou um parceiro.Imitando o chute do craque, nosso ZéAirton Cirilo se fotografou e postou numa rede social. Fosse pelo menos o Fernando Pessoa!

Um dos...
ZéAirton foi um dos deputados federais braileiros que viajaram a Portugal no dia 3 de maio com diárias e passagens pagas pela Câmara Federal. Fora cinco dias em missão oficial visitando lugares turísticos de Portugsl coo Lisboa e Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário