SBP e Cruz Vermelha levam programa de combate ao Aedes Aegypti para o Ceará


Projeto ‘Juntos Contra o Mosquito’ irá realizar atividades educacionais e mutirões de limpeza com a população para reduzir os casos de arboviroses nos municípios de Canindé e Itatira

Para ajudar o Brasil no combate às arboviroses, que são as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti como a dengue, chikungunya e zika, a marca SBP, que há mais de 40 anos protege as famílias brasileiras contra os insetos, criou o movimento ‘Juntos Contra o Mosquito’. Em parceira com a Cruz Vermelha Brasileira, os municípios de Canindé e Itatira, no Ceará, serão duas das sete cidades no país que receberão o projeto entre os meses de maio e julho.
“A incidência de mosquitos na região está alta e mais do que nunca é importante que a população se mobilize para combatê-los. Com o projeto ‘Juntos Contra o Mosquito’ queremos mostrar que com medidas simples de prevenção, conscientização e o envolvimento de toda a população, podemos evitar a proliferação destas doenças que todos os anos causam sérios danos a tantas cidades do Brasil”, explica Loic Lelann, Head de Marketing de SBP. No ano passado, o programa foi aplicado em três cidades, com resultados bastante positivos na proteção contra o mosquito Aedes aegypti.
Com apoio da rede de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira, o programa é levado de porta em porta para cada família, alertando sobre o problema e ensinando formas de prevenção. “A parceria com SBP nos ajudou a aprimorar e multiplicar a expertise que já usávamos para os cuidados necessários contra as arboviroses.  Estamos muito felizes em participar desde o começo desta iniciativa e poder leva-la para algumas das áreas mais necessitadas do país”, comenta Julio Cals, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Brasileira.
Só em 2019, foram registrados mais de 451¹ mil casos prováveis de dengue, chikungunya e Zika no Brasil, segundo o Monitoramento dos Casos de Arboviroses Urbanas transmitidas pelo Aedes, divulgado em abril deste ano pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com o levantamento, no Ceará, foram registrados mais de 4.500 casos prováveis. 

Juntos Contra o Mosquito no Ceará
Para conscientizar a população, o movimento Juntos Contra o Mosquito estará nos municípios de Canindé e Itatira atuando em quatro importantes frentes: cadastramento das famílias que serão ajudadas, limpeza e cuidado dos possíveis focos, promoção de ações de educação de adultos e crianças sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, e a doação de produtos SBP para garantir uma proteção completa: dentro e fora de casa. O kit é composto pelo SBP Aerossol², para eliminar os insetos dentro de casa, SBP Repelente Elétrico Líquido³, para manter os mosquitos afastados e o SBP Repelente Corporal4, que deve ser aplicado no corpo para realização de atividades em locais externos.
Além das soluções, a população receberá um material educativo que auxiliará no combate efetivo e na prevenção do Aedes aegypti. O material serve como base para a realização dos mutirões de
limpeza que envolverão a população de cada localidade para identificar e combater os possíveis focos do mosquito eliminando assim o agente causador das arboviroses. A rede de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira também realizará em algumas escolas ações sociais para crianças e adultos se engajarem no movimento por meio de brincadeiras e atividades lúdicas que ensinam formas de proteção e prevenção

Metodologia Juntos Contra o Mosquito
A metodologia e os materiais educacionais do projeto foram desenvolvidas em parceria com a London School of Hygiene and Tropical Medicine, reconhecida internacionalmente por sua excelência em pesquisas sobre doenças tropicais, levando às comunidades um programa educacional para combater e prevenir a formação de focos do mosquito.  As atividades acontecem com o apoio da Cruz Vermelha Brasileira e combina atividades educacionais, doação de produtos e realização de mutirões de limpeza. O foco principal é reduzir a reprodução e, consequentemente, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya, febre amarela e Zika, além do uso de repelentes e inseticidas que aumentam o fator de proteção.  




¹ Ministério da Saúde. Monitoramento dos casos de Arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e Zika) até a Semana Epidemiológica 15 de 2019. Abril 2019. <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/abril/30/informe-arboviroses-15.pdf> 
2, 3, 4 Antes de usar leia as instruções do rótulo. Conserve-o fora do alcance de crianças e animais domésticos

Sobre SBP
Há mais de 40 anos no mercado, SBP já é sinônimo de prevenção contra insetos, oferecendo 100% de proteção – dentro e fora de casa – com sua linha de inseticidas e repelentes. Constantemente em busca de novas tecnologias para eliminar e repelir insetos, a marca oferece total eficiência. Para a casa, o portfólio inclui uma gama variada de inseticidas em aerossol e repelentes elétricos. Para o uso pessoal fora de casa, a marca traz dois repelentes, ambos à base de icaridina, o ativo mais moderno do mercado.

Sobre a RB
O Grupo RB (Reckitt Benckiser), líder global em bens de consumo para saúde e higiene**, atua em mais de 60 países e conta com mais de 40 mil colaboradores globalmente. Nossas marcas são guiadas pelo propósito de oferecer soluções inovadoras para proporcionar vidas mais saudáveis e lares mais felizes a milhões de pessoas ao redor do mundo. 
Com a aquisição da Mead Johnson Nutrition em 2017, a empresa incluiu em seu portfólio marcas focadas em nutrição infantil, como Sustagen e Enfagrow. Assim, a RB passou a se organizar globalmente em duas Unidades de Negócio independentes: Health (Saúde) e Hygiene Home (Higiene e Casa).  
No Brasil, a RB conta com um portfólio de 29 marcas conhecidas pelo consumidor brasileiro e que fazem parte do seu dia a dia. Entre elas estão as nossas marcas Veja, Vanish e SBP, além de

 Sustagen, Enfagrow, Strepsils, Naldecon, Olla, Jontex, Luftal, LuftaGastroPro, Veet, Harpic, Destac, Poliflor, Finish, Bom Ar Air Wick dentre outras.  
Somos motivados pela conquista, apaixonados pela superação de resultados e comprometidos com a qualidade e excelência científica. Esta é a cultura da RB. Mais informações: www.rb.com/br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário