Começa hoje o II Encontro Norte Cearense de Cardiologia

O Hospital do Coração de Sobral, construido pelo provedor padre José Linhares PONTE, e que compõe o Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), em parceria com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), realiza de 28 a 31 de maio a segunda edição do Encontro Norte Cearense de Cardiologia, o Enecardio, que este ano tem como tema “Segurança e Qualidade na Assistência ao Paciente”. A abertura do evento acontece nesta terça-feira (28), no auditório do Hospital do Coração.
O Enecardio tem como objetivar disseminar o conhecimento adquirido por meio pesquisas relacionadas à segurança da Assistência, qualidade e a assistência cardiológica no âmbito multiprofissional, abordando áreas como urgência e emergência, terapia intensiva e promoção e educação em Saúde, em articulação com a Rede de Atenção à Saúde no campo da Cardiologia.
Após o credenciamento, que inicia às 17h30, acontece a mesa de abertura às 19h e em seguida palestra magna sobre o tema central do Enecardio, com a professora Maria Sinara Farias, mestre e doutoranda em Cuidados Clínicos com ênfase em Cuidados Cardiológicos.
A partir desta quarta-feira (29/05), o Encontro passa a acontecer no Instituto Lato Sensu, com minicursos nos turnos da manhã e tarde, cujos temas são Interpretação de Eletrocardiograma e Suporte Básico e Avançado de Vida (durante todo o dia), Qualidade e Segurança do Paciente e Segurança em Farmacologia (de 8h às 12h), e Segurança na identificação e manejo do infarto agudo de miocárdio (IAM) e Segurança no manejo ventilatório, no turno da tarde (14h às 18h).
O evento reúne profissionais, estudantes, professores e pesquisadores da área da saúde e áreas afins, que atuam nos diferentes níveis de atenção com ênfase na atuação cardiológica. O Encontro abriu inscrições para submissão de trabalhos e aprovou 15 dos trabalhos inscritos, os quais serão apresentados na quinta-feira (30/05), durante todo o dia.
A programação do último dia de Enecardio, sexta-feira (31/05), conta com uma Mesa Redonda sobre o tema central, com a participação dos enfermeiros João Kildery Silveira Teófilo (Mestre), Lidyane Parente Arruda (Doutora) e Denise Lima Nogueira (Mestra), além do farmacêutico especialista Antônio Erivelton Passos Fontenele. Logo depois acontecerá a palestra de encerramento e, na sequência, será feita a entrega de premiações aos melhores trabalhos apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário