Nesta
quinta-feira (30), às 15h, será realizada uma audiência pública para
discutir a regulamentação dos esportes eletrônicos, no Complexo das
Comissões da Assembleia Legislativa. O evento atende a uma solicitação
do deputado estadual Nezinho Farias, responsável pelo projeto de Lei que
tramita na Casa com o mesmo tema.
O objetivo do evento é discutir com a comunidade o crescimento desse mercado e a forma como ele pode fortalecer a educação e a inclusã social, além de promover a geração de renda. E a forma como a regulamentação irá contribuir para o reconhecimento e para a proteção desses atletas.
Programação
15h: Surgimento e desenvolvimento dos esportes eletrônicos, com Izequiel Norões, Presidente da União Cearense de Gamers e professor do curso de Jogos Digitais da faculdade Estácio
15h15: Esporte eletrônico como espaço de participação, de educação e inclusão digital, com André Mesquita, Diretor da União Cearense de Gamers
15h30: Esportes eletrônicos e a violência, com o psicólogo Diego Gaspar
15h45: A importância dos e-sports no contexto social geral para o Estado, com o sócio da empresa Talent Experts e fundador da Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos da Brasil, Moacyr Alves Júnior.
Dados sobre os esportes eletrônicos
O
Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Cultura,
divulgou em janeiro deste ano que 75,7 milhões de pessoas podem ser
consideradas usuárias de jogos eletrônicos no Brasil. O volume de
jogadores coloca o País em primeiro lugar entre os países
latino-americanos e em 13º lugar no ranking global do setor. Segundo um
estudo divulgado ano passado pelo Ministério da Cultura, o mercado de
jogos eletrônicos brasileiro está crescendo em todas as cinco regiões e
as empresas de games eletrônicos brasileiras informais faturam R$ 81 mil
por ano, enquanto as formalizadas têm um faturamento anual superior a
R$ 300 mil no ano. Vale destacar ainda que o mercado global de eSports
arrecadou US$ 655 milhões em 2017 e que o Brasil já é o terceiro maior
em audiência mundial de torneios de eSports, com estimativa de 11.4
milhões de espectadores em 2017.
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