Audiência Pública discute regulamentação dos esportes eletrônicos nesta quinta (30)

Nesta quinta-feira (30), às 15h, será realizada uma audiência pública para discutir a regulamentação dos esportes eletrônicos, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa. O evento atende a uma solicitação do deputado estadual Nezinho Farias, responsável pelo projeto de Lei que tramita na Casa com o mesmo tema. 

O objetivo do evento é discutir com a comunidade o crescimento desse mercado e a forma como ele pode fortalecer a educação e a inclusã social, além de promover a geração de renda. E a forma como a regulamentação irá contribuir para o reconhecimento e para a proteção desses atletas. 

Programação
15h: Surgimento e desenvolvimento dos esportes eletrônicos, com Izequiel Norões, Presidente da União Cearense de Gamers e professor do curso de Jogos Digitais da faculdade Estácio    

15h15: Esporte eletrônico como espaço de participação, de educação e inclusão digital, com André Mesquita, Diretor da União Cearense de Gamers

15h30:  Esportes eletrônicos e a violência, com o psicólogo Diego Gaspar

15h45: A importância dos e-sports  no contexto social geral para o Estado, com o sócio da empresa Talent Experts e fundador da Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Jogos Eletrônicos da Brasil, Moacyr Alves Júnior. 
 
Dados sobre os esportes eletrônicos

O Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial de Cultura, divulgou em janeiro deste ano que 75,7 milhões de pessoas podem ser consideradas usuárias de jogos eletrônicos no Brasil. O volume de jogadores coloca o País em primeiro lugar entre os países latino-americanos  e em 13º lugar no ranking global do setor. Segundo um estudo divulgado ano passado pelo Ministério da Cultura, o mercado de jogos eletrônicos brasileiro está crescendo em todas as cinco regiões e as empresas de games eletrônicos brasileiras informais faturam R$ 81 mil por ano, enquanto as formalizadas têm um faturamento anual superior a R$ 300 mil no ano. Vale destacar ainda que o mercado global de eSports arrecadou US$ 655 milhões em 2017 e que o Brasil já é o terceiro maior em audiência mundial de torneios de eSports, com estimativa de 11.4 milhões de espectadores em 2017.

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