Mourão, o democrata

Mourão vê censura do STF a revista e diz que falta bom senso

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou ontem (18) que considera censura a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou à revista Crusoé e ao site O Antagonista a retirada de reportagens envolvendo o presidente da corte, Dias Toffoli.
Mourão disse ainda que está faltando bom senso no episódio. “Eu já declarei que considero que foi um ato de censura isso aí. Óbvio que está no seio do Judiciário, é uma decisão tomada pelo STF e compete ao Judiciário chegar a um final melhor disso aí tudo”, afirmou Mourão, no Planalto.
“Não quero tecer críticas ao Judiciário. Cada um sabe onde aperta os seus calos. Espero que se chegue a uma solução de bom senso nisso aí. Acho que o bom senso não está prevalecendo”, ressaltou.

Em entrevista publicada nesta quinta no jornal Valor Econômico, o ministro Dias Toffoli defendeu a censura determinada pela corte. “Se você publica uma matéria chamando alguém de criminoso, acusando alguém de ter participado de um esquema, e isso é uma inverdade, tem que ser tirado do ar. Ponto. Simples assim”, disse. Toffoli completou: “É necessário mostrar autoridade e limites. Não há que se falar em censura neste caso da Crusoé e do Antagonista”.
Os veículos censurados publicaram textos com uma menção a Toffoli feita pelo empresário e delator Marcelo Odebrecht em um email de 2007, quando o atual presidente do Supremo era chefe da AGU (Advocacia Geral da União) do governo do presidente Lula (2003-2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário