Em defesa dos autistas


Sob a presidência de Célio Studart, Câmara lança frente em defesa dos autistas 
Entidades da sociedade civil, lideranças políticas e parlamentares marcam presença em cerimônia emocionante

Parlamentares, entidades da sociedade civil, lideranças políticas, autistas e familiares participaram nesta terça-feira (26) do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, presidida pelo deputado Célio Studart (PV-CE). 
Marcada pela emoção, a cerimônia ocorreu no final da tarde no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.  Ao todo, 227 parlamentares assinaram o requerimento de criação da Frente apresentada por Célio. Dirigentes do PV, como o presidente nacional, José Luiz Penna, prestigiaram o evento. 
Termos como “inclusão” e “respeito” estiveram presentes com frequência nos discursos. O colegiado será um espaço importante de articulação e de união de forças em prol dessas pessoas, indo além da votação de proposições no Congresso. Calcula-se que no Brasil existam cerca de 2 milhões de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Em seu discurso, Célio Studart disse que o país está no caminho certo ao buscar a sensibilização e inclusão dos autistas na sociedade, mas persistem vários desafios. “Há muito o que se trabalhar, se engajar, se buscar e evoluir, seja na sala de aula, seja no mercado de trabalho. Há muito que precisa ser feito para que o autista no Brasil tenha o respeito merecido”, disse o parlamentar. 
Célio saudou a presença de representantes de entidades como o Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Associação dos Amigos dos Autistas do Distrito Federal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também de políticos que trarão ideias e vivências dos seus estados. 
“Temos uma razão muito forte para estarmos todos juntos nesta tarde: uma agenda de amor, razão, e respeito, de buscar contribuir pra inclusão dos autistas na sociedade”, reforçou. O presidente da Moab, Fernando Cotta, classificou o lançamento da Frente de “momento histórico”. 
“Vida longa e ativa a esta frente parlamentar e que ela contagie mais e mais parlamentares, seja na Câmara ou no Senado, para que possamos, com as ideias lúcidas dos que já estão, com a garra dos que chegam e com a ajuda das instituições, da sociedade e de todos que participam, crescer e fazer um país que respeite verdadeiramente os autistas”, completou. 
MÚSICA 
Momentos de emoção marcaram a cerimônia. Logo no começo, integrantes da banda de rock brasiliense Timeout Rock Band, formada por autistas, cantaram sucessos como “Exagerado”, de Cazuza. Gisele Montenegro, da Associação dos Amigos Autistas do DF, mal conseguiu discursar de tão emocionada com o momento. 
O evento ocorreu às vésperas do Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril a partir de lei sancionada no ano passado (13.652/18). A data segue convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo desde 2008. Em 5 de abril, às 15h, a Câmara promoverá sessão solene para marcar a passagem da data.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário