Coluna do blog


A greve estudantil pelo clima que não chegou ao Brasil
As greves de jovens estudantes às sextas-feiras continuam numa preparação para o grande evento que ocorrerá no mundo todo no dia 15 de março. O que começou com uma adolescente sueca, Greta Thunberg, sentada na frente do parlamento de seu país, incendiou o mundo. Logo ela, que dizia ter sido ao longo de sua vida "uma garota invisível”. Na semana passada Greta foi até a Bélgica discursar na sede da Comunidade Europeia: “O sistema político atual é baseado em competição. Tudo o que importa é ganhar para conseguir mais poder. Isso precisa acabar. Devemos parar de competir uns com os outros, e cooperar. Trabalhar juntos e compartilhar os recursos naturais do planeta de maneira justa. Temos que proteger a biosfera, os seres vivos, os oceanos, o solo e as florestas. Isso pode parecer ingenuidade, mas se vocês (políticos) tivessem feito sua lição de casa, saberiam que não temos outra escolha. Precisamos focar nas mudanças climáticas. Porque, se falharmos em combatê-la, todas nossas conquistas e progressos não valerão nada. E o que restará de legado de nossos líderes políticos será o maior fracasso da humanidade.” O presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, aproveitou a presença dela para anunciar que quer dedicar US$ 1,13 trilhão do orçamento da Comunidade para o período 2021- 27 em programas de mitigação das mudanças climáticas. Além da Europa e do Canadá, o movimento se juntou a outro nos EUA e se espalhou até Japão, Austrália, Índia, Tailândia, Nova Zelândia e Uganda. Na América Latina, por enquanto, só os adolescentes colombianos aderiram. Aliás, Marcelo Leite, na sua coluna de ontem se perguntava “por que estudantes brasileiros não fazem greve pelo clima? (...) O que os jovens brasileiros têm para dizer a respeito? Silêncio ensurdecedor.” Leite faz uma leitura sobre a importância do movimento neste momento. Mas não tenta entender o “silêncio ensurdecedor”.

 A frase: “Com todo respeito ao eleitorado, foi uma histeria coletiva. O antipetismo foi tão violento que as pessoas fecharam os olhos. Tirando as caricaturas, como Cabo Daciolo, a maioria do povo brasileiro escolheu o pior candidato. É o menos preparado, menos treinado, mais analfabeto, reacionário, grosseiro”. Ciro Gomes sobre escolha do presidenrte do Brasil.

Tuíte presidencial fala da instalação de painéis fotovoltaicos nos canais da transposição do São Francisco (Nota da foto)
Finalmente um tuíte presidencial traz uma notícia interessante: o governo está estudando a colocação de painéis fotovoltaicos nas margens dos canais de transposição das águas do São Francisco. O principal objetivo do projeto é gerar eletricidade para alimentar as bombas do sistema. A eletricidade é o item mais caro na operação da transposição. Os técnicos dizem que o sistema tem duas vantagens adicionais: ao fazer sombra sobre os canais, reduzem a evaporação e, portanto, a perda de água ao longo do percurso. A sombra também inibe a formação de algas que têm sido uma praga a comprometer a qualidade da água..

As palavras de Dilma
A presidente Dilma Roussef estava em Paris e anunciou, em discurso registrado por esta coluna que havia em marcha um projeto de desenvolvimento da aviação regional no Brasil.

Na Rússia
Em Moscou, Dilma Rousseff ratificou que o projeto de ampliação da aviação regional brasileira, passaria pela construção, reforma e ampliação de novos aeroportos e a conquista de companhias aéreas que se organizassem para as linhas.

O tempo passa, o tempo voa
Ninguém vai lembrar dos discursos de Dilma, porque seu impedimento cuidou da politica de por fim ao PT e seus agentes. Não importa agora os malfeitos de Dilma, se os teve de fato, mas o que ela prometeu lá atrás.

Eu estava lá
Em Paris pouca gente registrou essa história de aviação regional. Era coisa tambem pra imprensas regionais. Dilma anunciou que estava vindo a Fortaleza inaugurar a reforma e ampliação do Castelão pra Copa do MUndo. E fez o anúncio da aviação regional que agora eu testemunho em Aracati, antes em Jijoca de Jeri.

Tem coisa errada ai
38,9% do eleitorado brasileiro são os que aprovam o Governo do Messias. Parece pouco para a lua de mel que todo governo tem por pelo menos seis meses. Se comparar com os votos da eleição e o percentual da maioria parece que tem neguim decepcionado com a atuaçao do moço e seu pessoal. Ou não?

Coisa de cearense
A conhecida irreverencia cearense, tambem conhecida como molecagem, não resistiu à disputa nas doideiras da Venezuela do maluquete Maduro. Ninguem leva nada a sério.

O que rola
Pelas redes sociais o cearense esculachado publica "edital civil": "Acho que o confronto entre Brasil e Venezuela é inevitável. Já estão convocando todos os homens para o exército. Avisem esposas e namoradas que partiremos na sexta agora,dia 01/03 e só retornaremos na quarta feira de cinzas,06/03 em caso de sobrevivencia."

Grande descoberta
Redes sociais estão anunciando via UOL, que o nosso cuscus será o grande trunfo para folião cair de boca depois das festas no carnaval. E dão receita como se fosse a ultima invenção do universo. Nunca comeram um cuscus com leite e carne de sol na brasa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário