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Prefeitura de Fortaleza realiza pesquisa sobre origem e destino para melhorar sistema de transporte público

A Prefeitura de Fortaleza realiza, a partir do dia 5 de fevereiro, a Pesquisa Origem-Destino 2019 na capital e Região Metropolitana. A iniciativa inédita é a maior pesquisa de mobilidade urbana realizada nesta região, que vai permitir conhecer melhor o padrão de viagens da população em toda a cidade, com o intuito de planejar ações voltadas para o transporte. Para isso, serão visitadas mais de 23 mil residências no sentido de coletar dados de origem e destino das viagens diárias, motivos, modos de transporte utilizados e opiniões sobre o sistema de transporte, dentre outros dados.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) e em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a Pesquisa Origem-Destino faz parte do Plano de Acessibilidade Sustentável de Fortaleza (PASFOR), que, dentre outros objetivos, tem o propósito de aumentar a eficiência e melhorar a qualidade do sistema de transportes, reduzindo o tempo de deslocamento da população, e promover políticas públicas de mobilidade urbana direcionadas para públicos específicos. Para isso, é de grande importância para a população e para toda a cidade receber os pesquisadores nas visitas domiciliares sobre os deslocamentos diários.

As informações coletadas na Pesquisa Origem-Destino irão compor um banco de dados estatísticos que irão subsidiar os projetos e ações de Mobilidade Urbana. Ações como readequação e criação de novas linhas de transporte público, integração entre os modos de transporte, expansão da rede cicloviária, construção de novas vias, novas estações, pontos de parada e terminais de transporte público, dentre outras, serão embasadas por essas informações. Além disso, possibilitará a criação de políticas públicas de mobilidade urbana voltadas para classes específicas, tais como idosos, estudantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Aberto Sabóia, que também é coordenador do PAITT, explica que o estudo vai identificar a origem e o destino no cotidiano das pessoas em diversos aspectos. “Em linhas gerais, há uma necessidade de entender melhor os deslocamentos, identificando para onde as pessoas vão e de onde elas vêm e quais meios utilizam, seja ônibus, metrô, carro, bicicleta ou a pé. A intenção é mapear essas informações dentro do panorama demográfico de Fortaleza e Região Metropolitana para proporcionar ainda mais avanço no sistema de mobilidade urbana de Fortaleza”, destaca Luiz.

Pesquisa Origem-Destino 2019
Primeiramente, para garantir a segurança das famílias dos domicílios sorteados, será entregue uma carta informando sobre a visita dos pesquisadores. Para esclarecer dúvidas e confirmar a identidade dos pesquisadores, a população pode telefonar gratuitamente para o número 156 e contatar a Central Exclusiva dos Entrevistados em qualquer dia e horário da semana.

No dia da entrevista, o pesquisador irá à residência identificado com camiseta, crachá e documentos de comprovação, onde será aplicada a entrevista com todos os moradores do domicílio. A Prefeitura de Fortaleza garante a confidencialidade e proteção dos dados fornecidos pelos entrevistados, além de garantir que tais dados serão usados de forma anônima exclusivamente para ações de Mobilidade Urbana.

Em resumo, a pesquisa consiste na execução de entrevistas com moradores de domicílios sorteados sobre seus deslocamentos ocorridos no dia anterior ao da pesquisa. Dessa forma, o pesquisador irá realizar perguntas sobre a origem e destino de cada viagem realizada pelo entrevistado, os motivos de cada viagem (trabalho, estudo, saúde, lazer, acompanhamento de alguém, etc), os meios de transporte utilizados (carro próprio, ônibus, bicicleta, carona, etc), os tempos despendidos em cada trecho, além de outras informações.

Os critérios de sorteio de domicílios levam em consideração a quantidade de municípios em cada uma das zonas e a classificação de renda dos domicílios, obtidos por meio de dados de consumo de energia elétrica obtidos da Enel e do Censo. Assim, zonas com o maior número de residências, por exemplo, terão mais domicílios sorteados, divididos proporcionalmente à classificação de renda de cada zona, de forma que cada zona tenha uma amostra mínima válida estatisticamente. Os domicílios são sorteados a fim de compor uma amostra estratificada representativa de toda a área de estudo, que, por sua vez, é dividida em zonas espaciais definidas a partir de características socioeconômicos e de tráfego.

Próximas etapas
A partir dos resultados obtidos após a Pesquisa Origem-Destino 2019, terá início a etapa de modelagem da oferta e demanda, que contemplará os deslocamentos motorizados e não motorizados, internos e internos-externos às zonas de tráfego de forma a representar os padrões de deslocamento da população, resultando na matriz de origem e destino. Em seguida, segue a etapa de identificação do contexto, caracterização e diagnóstico, que possibilitará uma profunda compreensão da problemática existente para a proposição das soluções e cenários mais apropriados.

Com a disposição dessas possibilidades, será o momento da realização de audiências públicas e seminários com as comunidades para a definição dos objetivos a partir da validação da população. Finalmente, terá início a etapa de proposição de cenários de intervenção e avaliação, onde serão propostas possibilidades futuras estruturantes, contemplando intervenções nas áreas de gestão da oferta e demanda.

O PASFOR
A Pesquisa Origem-Destino 2019 faz parte do Plano de Acessibilidade Sustentável de Fortaleza (PASFOR). Além da Pesquisa Origem-Destino, estão previstas no escopo do PASFOR pesquisas de contagem volumétrica nos principais cruzamentos da cidade, de transbordo nos terminais de integração e linhas do metrô, de origem-destino de cargas, além de diversas outras.

O PASFOR é realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de expandir a rede de transporte multimodal, tendo como prioridade os modos de transporte não motorizados e os motorizados de alta capacidade. Resumidamente, a ideia é promover uma rede de transporte multimodal sustentável que priorize o transporte público de massa, tornando-o instrumento estruturador do território e indutor do desenvolvimento urbano.

A necessidade de elaborar o Plano de Acessibilidade Sustentável de Fortaleza (PASFOR) surge no atual contexto de mobilidade urbana em Fortaleza, no qual o Bilhete Único possibilitou uma mudança no padrão de deslocamento da população, também ampliada pelas melhorias estruturais proporcionadas pela implantação de faixas e corredores exclusivos de ônibus, metrô e VLT, surgindo a necessidade de integrar o sistema metropolitano e municipal. Além disso, há também a mudança percebida no padrão demográfico de Fortaleza nas últimas décadas e pelo fato de que a estrutura da rede integrada de transporte público passou por poucas modificações desde a inauguração do primeiro terminal de ônibus, em 1992, precisando de aperfeiçoamento.

O Plano conta com o envolvimento de diversos órgãos, como Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), Metrofor, Junta Comercial do Estado do Ceará, Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Enel, dentre outros.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP)
Contato: (85) 3472-1861 | 9 8439-4535 | ascom.scsp@gmail.com
Falar com Davy Nascimento, Luiz Brito e Ionara Sena.



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