E é porque nos rejeitos de Minas tem ouro e cobre

A Vale terá que se reinventar
Para o Valor Econômico, a tragédia de Brumadinho será um divisor de águas para a mineração, em especial para a mineração de ferro em Minas Gerais. Ouvindo executivos do setor de mineração, o Valor concluiu que é consenso no meio que a mineração brasileira terá que se reinventar depois da última tragédia. As mineradoras não escapam mais de um investimento pesado no "recall" das barragens com alteamento a montante, tecnologia usada tanto na barragem de Fundão, em Mariana, que rompeu em 2015, como no reservatório I da mina de Feijão, da Vale, que cedeu sexta-feira.
O jornalista Josias de Souza, por sua vez, não acredita em movimentos importantes internos ao setor. Para ele, "só uma Operação Lama-Jato pode evitar que o setor de mineração continue matando gente e degradando o meio ambiente (...) Uma Operação Lama-Jato injetaria nos cálculos de engenharia, de manutenção e de fiscalização das barragens uma variável nova: o pavor da tranca e o medo do escoamento do patrimônio pessoal para as indenizações e as multas."
Pelo sim, pelo não, os acidentes em série devem ter impacto no valor da empresa. Para um grande investidor, “a Vale corre o risco de perder o investimento dos gigantes fundos Europeus que levam a sério as políticas ambientais e de governança corporativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário