Preá, praia dos ventos

 

Terra dos ventos: Praia do Preá é palco do Ceará Kite Pro

O pico dos ventos mais fortes no Ceará – e um dos principais do País – está recebendo astros do kitesurf mundial até o próximo sábado. Estamos falando da Praia do Preá, que recebe a sexta e penúltima etapa do Global Kitesports Associaton (GKA) Kite-Surf World Tour, campeonato mundial de Kitesurf. A etapa, chamada Ceará Kite Pro, está tendo disputas intensas na modalidade Strapless Freestyle.
Em busca do título mundial, e prêmios que totalizam 25 mil euros, estão nomes reconhecidos como os melhores riders do mundo como os cabo verdianos Airton Cozzolino, Matchu Lopes e Mitu Monteiro, além dos brasileiros, que são promessas para o esporte, como Sebastian Ribeiro e Pedro Matos.
O céu azul vai dividir espaço com o colorido das pipas e o mar vai compartilhar a intensidade de suas ondas com a força e coragem dos atletas. O espetáculo radical poderá ser visto defronte a pousada Rancho do Peixe, conhecida por possuir uma das maiores escolas de kitesurf da América Latina e que também promove o evento.
No cenário desenhado pela natureza, a Praia do Preá, também conhecida como “Meca do Kitesurf”, a competição poderá definir o campeão mundial do evento. Para isto, os atletas terão que “voar” sobre o mar e levar a prancha com eles. O maior desafio consiste justamente nisso: Fazer a manobra e manter o domínio sobre o equipamento, uma vez que não existe nenhuma alça que o prenda sobre os pés do atleta. Para o sucesso da manobra, conhecida como “Freestyle Strapless”, os kitesurfistas utilizam a pressão do vento e realizam aéreos em 360 graus.
O desempenho será acompanhado e avaliado pelos embaixadores da GKA., além de ter a chancela e o reconhecimento da Federação Internacional de Vela (World Sailing) e da CBVela (Confederação Brasileira de Vela). O Ceará Kite Pro é apoiado pela Associação Brasileira de Kitesurf (ABK). A ABK é uma pessoa jurídica sem fins lucrativos e a razão exclusiva da sua existência repousa na adequada promoção do Kitesurf.

A praia
Praia do Preá ou Vila de Preá é uma comunidade localizada no município de Cruz, no interior cearense. É uma das praias mais extensas do litoral cearense. Possui dunas formadas pelo clima tropical da região e faz divisa com a APA (área de proteção ambiental) de Jericoacoara, que mesmo se chamando Parque nacional de Jericoacoara, tem 33% de seu território na praia do Preá.
O vento é uma marca registrada do Ceará. Velejadores do mundo inteiro procuram o Estado devido aos ventos alísios que favorecem a prática do esporte quase o ano inteiro. Os ventos fortes e constantes, além de praias paradisíacas, atraem os amantes do esporte e a terra dos ventos, como é conhecida internacionalmente a Praia do Preá, será o destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário