O LIsca é doido mas não morde pequi nem rasga dinheiro

Lisca faz coisa de doido: o Ceará está salvo

Julio Gomes

Quando o Ceará ganhou do Sport por 1 a 0, três dias após a final da Copa do Mundo, a torcida do Vozão comemorava sua primeira vitória em três meses e meio. A última tinha sido em abril, na final do Cearense, contra o Fortaleza.
Depois disso, eram 16 jogos sem vitórias pelo Brasileiro e Copa do Nordeste (oito empates e oito derrotas). No Brasileiro, apenas 5 pontos somados nos 12 jogos pré-Copa do Mundo. Uma lanterna com sobras. Um rebaixamento certo. #sóquenão.
O milagreiro Lisca já havia chegado. E, após o mês limpo de treinos, o Ceará voltou melhor que a maioria dos outros times. Ganhou logo de cara três em quatro jogos. Nos dois meses seguintes, em 13 partidas, só levou mais de um gol em um jogo. No pós-Copa, levou 20 gols em 25 jogos – havia sofrido 18 nos 12 primeiros. No segundo turno, tem a sexta melhor campanha, ao lado do poderoso Grêmio.

Apesar de estar perdendo fôlego, com só uma vitória nos últimos seis jogos (e uma vitória polêmica, sobre o rebaixado Paraná, com pênalti não marcado para o lanterna no finalzinho), o Ceará conseguiu garantir matematicamente a permanência na Série A.
O último jogo, em casa, contra o Vasco, será de festa e de busca por um bônus: o Ceará se garante na Sul-Americana com vitória.
No ano que vem, teremos Ceará x Fortaleza na primeira divisão. Jogos para marcar na agenda!
Um enorme clássico regional, que mais do que compensa a perda do Ba-Vi (devido ao rebaixamento do Vitória). Pelo menos quatro clubes do Nordeste estarão na Série A – os cearenses, o Bahia e o CSA. Resta saber se o Sport será o quinto.
Após o empate no Morumbi, o Sport passa a ser o único clube que não depende apenas das próprias forças para seguir na primeira divisão. Cinco brigam para não cair junto com Paraná e Vitória.
Fluminense e Vasco precisam de um ponto na rodada final, mas ambos podem se salvar mesmo em caso de derrota. Chapecoense e América dependem de vitória simples, mas podem se salvar com empate. O Sport é quem tem que vencer e depende de ajudas. Abaixo, o que cada um deles precisa. E um aviso: este post ignora a chance de o Sport tirar um saldo de 8 gols menor do que o Fluminense.

Ceará (43 pontos):
– Está matematicamente garantido na Série A 2019.

Fluminense (42 pontos):
– Se salva se empatar com o América;
– se perder, precisa que ou o Vasco perca ou a Chape não vença.

Vasco (42 pontos):
– Se salva com um empate contra o Ceará;
– Caso perca, vai precisar que duas destas três situações ocorram: Chape não vencer; América não vencer; Sport não vencer. Ou seja, se o Vasco perder, apenas um destes três pode ganhar na última rodada.

Chapecoense (41 pontos):
– Se salva se vencer o São Paulo;
– Caso empate, se salvará caso nem América nem Sport vençam;
– Se perder, a Chape só se salvará com derrota do América e caso o Sport não vença.

América (40 pontos):
– Se salva se vencer o Fluminense;
– Se empatar, se salva caso o Sport não vença e a Chape perca;
– Se perder, estará rebaixado.

Sport (39 pontos):
– É o único que não depende de si. Se salva com vitória sobre Santos e ainda precisa que duas destas três situações ocorram: Chape não vencer; América não vencer; Vasco perder;
– Se empatar ou perder, o Sport estará rebaixado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário