Coluna do macário batiista para o dia 23 de novembro de 2018


A promessa do fim dos tempos
2018 terá sido um ano interessante para uma série de comunidades cearenses se realmente for verdade e se concretizar a profecia de que as águas do eixo de transposição de bacias do Rio São Francisco conseguir por água em terrras do Estado. Mais uma vez, esta semana, um ministro de Estado foi ver as obras e levou consigo o titular do Governo, o senhor Camilo Santana. Camilo, entusiasmado, falou em coisa pro fim deste ano, sonhando em que mais uma promessa seja cumprida, se alguém não atrapalhar. Uma obra que saiu do papel, tantos anos passados desde sua concepção muito mais de cem anos. Uma luta perdida pelo velho DNOCS que sempre reivindicou, com razão, seu direito em construi-la, sem jamais ser atendido. Foi de Ciro Gomes os enfrentamentos para que a "transposição" do Velho Chico se viabilizasse. Já tem água correndo pras bandas de cá, mas tem  buracos que estouraram aqui e ali, criminosos, ou não, por mal feitorias técnicas os malfeitorias sociais. Tem enganos, tem engodos, tem mentiras, verdades. Isso não tem intererido no sonho de que o São Francisco integre mais este pepdaço do Nordeste a que serve, seja com o peixe, a uva, o verde, o alimento em sí, até a água que vivifica esperança e renescimento. 2018 queda-se à verdade do tempo inexoravel, do tempo que nem para nem volta e faz do Nordeste este bicho-terra, escaninhos de guardados envelopes de vida. Jatí beberá este ano a água da vida?

A frase: "O General Theófilo rasgou a ficha de filiação ao PSDB do Ceará e o presidente Francini Guedes renunciou ao posto". Vazamento na rede social de Raimundo Gomes de Matos.

A taxa caiu (Nota da foto)
A desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), determinou que o Município de Fortaleza suspenda a cobrança da taxa de renovação de alvarás de funcionamento de microempresas e de empresas de pequeno porte da Capital. Também não poderá negativar os dados das empresas no rol dos devedores, interditar estabelecimentos ou impor obstáculo ao funcionamento delas. Em caso de descumprimento, fixou multa diária de R$ 2 mil. A decisão foi proferida nessa segunda-feira (19/11).

Bico fechado
Não se sabe de nada, até agora, de movimentos do governador Camilo Santana para a formação de seu secretáriado pro novo governo. Será novo? Para ou continua? Aí só perguntando aos universitários. O homem tá fechado em copas.

Enquanto isso...
Há lágrimas e ranger de dentes no sub solo dos eleitos. Suplentes, aliados, esperando que Camilo pelo menos acene com um ou outro chamanento de eleitos pra abrir vaga pra turma do gargarejo.

Agenda
 O deputado federal eleito pelo Ceará, HeitorFreire, participou de almoço institucional com o Adido de Defesa dos EUA Lorenzo Harris, da Embaixada dos Estados Unidos da América. O encontro foi para alinhar uma possível presença do presidente dos EUA, Donald Trump, na posse de Jair Bolsonaro. Pronto.

Briga de prefixos
O Cariri tem hoje, repetidoras ou prefixos próprios de todas as grandes redes de rádio do Ceará. As duas ultimas, chegando, foram Verdinha e CBN-OPovo. Uma briga grande.

Aliás...
A ciumeira entre Crato e Juazeiro (tudo o que um tem o outro quer e tem que ter),acabou botando Barbalha no jogo. O Crajubar está cada vez mais junto e separado.

Exemplo
Voltou a ser discutida a criação da diocese de Juazeiro do Norte. O Crato "gerencia" tudo sobre Padre Cícero, um pote de ouro no fim do arco iris. Isso vai render um tanto.

Posse de Parente
O juiz Sérgio Luiz Arruda Parente será empossado no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) nesta sexta-feira (23/11).

No TJ
A solenidade acontece às 16h, no Auditório Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória, no 1º andar do Palácio da Justiça, bairro Cambeba em Fortaleza.

Bastidores
Fervilham os bastidores da Camara de Fortaleza e da Assembleia do Estado. É a formação das mesas diretoras das casas legislativas que mexem nos nervos das comunidades.

Pau e pedra
Onde se pensa que há paz, o nucleo guerreia. Onde se pensa que há guerra, há plantados pés de cá-te-espero. Jogos de guerra, ou,como diria o livro do japones.A Arte da Guerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário