Coluna do blog


Capítulo novo numa novela velha
Esses dias a Assembléia do Estado do Ceará voltou a um tema que, de quando em vez, volta à baila: a venda de cerveja nos estádios do Ceará, mais precisamente no Castelão. Gony Arruda, defensor ardoroso do projeto que libera “cerveja” nos estádios, entende que os times, os comerciantes, o público, todos perdem com a proibição. E Gony tem razão quando mostra que no mundo inteiro a cerveja é liberada, seja nos estádios seja em quadras poliesportivas. E nunca se ouviu falar de alguém enchendo a cara, pra arrumar confusão, até porque em duas horas nenhum cervejista enche a cara pra fazer besteira. Cerveja é um refrigerante metido a besta, afirmam os verdadeiros profissionais dão cangibrina, essa, proibida, mas de entrada ilegal nos estádios. Cachaça e uísque, entram ilegalmente nos estádios do Ceará e como se isso não bastasse, é comum o cidadão apertar e acender um cigarrinho do diabo durante as partidas de futebol. Quando não corre uma mão de cafungada. Tem de tudo nos estádios, ilegalmente, mas não tem uma inocente cerveja para o público que vai aos estádios. Corro, sem ser pedido, em socorro a Gony Arruda e aos deputados que votam pela aprovação do projeto para lembrar que no velho Presidente Vargas, sempre houve cerveja, fosse no Doca ou nas cercanias. Por sinal, neguim que é chegado, bebe na periferia dos estádios antes de chegar à praça esportiva; se tivesse uma cerveja lá dentro, seria bem mais saudável esse consumo. Sei o que digo porque por muito anos  freqüentei estádios do mundo inteiro como narrador de futebol e jamais vi uma briga por conta de embriagues e desordem. Liberem a cerveja e voltarei aos estádios de que me afastei pela violência por motivos outros, diferentemente no leve consumo de cerveja. Por fim, pergunto: se foi liberada a cerveja na copa do Mundo, motivos quais não sê-lo agora para os campeonatos?

A frase:"O Natal está chegando e devemos pensar naquele que veio para nos salvar; o décimo terceiro".  Isso só poderia ter saído da cabeça do Faustão, o gênio.

Descontraindo o fim do mês (Nota da foto)

Adiamento
Audiência pública que vai discutir sobre a "Judicialização na saúde pública e privada" acontecerá no próximo dia 3 de dezembro, às 8h30, no Complexo das Comissões, da Assembleia Legislativa do Ceará. A audiência, requerida pela deputada estadual Fernanda Pessoa (PSDB), estava marcada para o dia 19 de novembro e foi adiada.

Seleção
O Ministério Público Federal (MPF) publicou o resultado da primeira fase do processo de seleção para estágio de pós-graduação em Direito na unidade do órgão em Fortaleza (CE). O edital  está disponível no site do MPF no Ceará.

FS
Hoje tem nova edição do Ceará Sem Drogas. Vai ser em Missão Velha, no Cariri cearense, sempre com a presença de Casagrande e apresentação do presidente da Assembleia, autor da idéia, Zezinho Albuquerque.

"Dicumê" de cearense
A Universidade Federal do Ceará fez o pré-lançamento do natchup, produto nascido de pesquisa realizada no Departamento de Engenharia de Alimentos. Trata-se de um ketchup diferenciado, feito a partir de acerola.

Parceria
O pré-lançamento foi a consolidação de parceria entre a Universidade e a empresa Frutã, vencedora do processo de concorrência para a comercialização do natchup, que, diseram os provadores, é bom danado..

Construindo o sucesso
O Prêmio da Associação de Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará - Acomac Ceará 2018, que é considerado o Oscar do setor da Construção, acontecerá no dia 4 de dezembro, às 18h30min, na Fiec, onde premiará revendas de todo o Estado em diversas categorias.

Meu Deus!
O novo Boletim Epidemiológico de HIV/Aids - lançado  durante celebração dos 30 anos do Dia Mundial de Luta contra a Aids, - revela que no período de 2014 a 2017, houve um crescimento de 8,8% no coeficiente de mortalidade no Ceará, que passou de 3,4 para 3,7 óbitos por 100 mil habitantes.

Redução de casos
 Já em relação aos casos, desde o ano de 2014, observa-se redução da taxa de detecção de aids no estado. Eram 14,8 casos por cada 100 mil habitantes, em 2014, e, em 2017, são 13,7 para cada 100 mil habitantes, o que representa uma redução de 7,4%.

Otimismo
Os hoteleiros dos estados do Nordeste foram os que se mostraram mais otimistas em relação ao desempenho de seus negócios no terceiro trimestre do ano. Isso é fruto de uma pesquisa oficial, do Ministério do Turismo do Brasil.

Quer ver?
Exemplos são os empresários de dois importantes destinos nordestinos: o Ceará, onde 60,7% disseram que pretendem fazer aportes nos estabelecimentos até maio de 2019, e a Bahia.

Pode dar bode
Camilo Santana está doidim pra pactuar com todo mundo do funcionalismo do Estado que o aumento salaria previsto agora, para dezembro, seja empurrado pra dezembro do ano que vem. Vai ser dificil pra quem vai disputar comandos de prefeituras. Ê, ê!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário