Agora bateu no fundo do poço

Brasil desiste de sediar a conferência do clima de 2019
O Itamaraty informou oficialmente à Convenção Clima da ONU (UNFCCC) que o país não sediará a COP25 alegando falta de recursos para bancar a conferência e a transição para o governo que começa em janeiro. Segundo a matéria d'O Globo, o final do telegrama enviado para Patricia Espinosa, secretária-executiva da UNFCCC, diz que “levando em consideração restrições fiscais e orçamentárias, que muito provavelmente devem continuar em um futuro próximo, e, tendo em vista o processo de transição para a administração recém-eleita, que será inaugurada em 1º de janeiro de 2019, o governo brasileiro é obrigado a retirar a oferta de sediar a COP 25”.
O país perde a oportunidade de mostrar o que tem feito e de reforçar sua importância nas negociações do clima. Perde também oportunidades de negócios, investimentos e geração de empregos. Por outro lado, a decisão evita possíveis constrangimentos com o narcisismo torpe do novo chanceler.
Em tempo: o nome do novo ministro do Meio Ambiente deve ser anunciado hoje. As opções mencionadas pelo O Globo são o oceanógrafo Ricardo Soavinski, ex-presidente do ICMBio, e o engenheiro agrônomo Xico Graziano, ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo e ex-chefe de gabinete de FHC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário