Requalificação

Prefeitura de Fortaleza dá início à segunda etapa de requalificação da Av. José Jatahy e entrega lavanderia comunitária
A intervenção ocorrerá entre as avenidas Francisco Sá e Presidente Castelo Branco
O prefeito Roberto Claudio assina, nesta terça-feira (25/09), às 9h, na Lavanderia Comunitária da Regional I, a Ordem de Serviço para as obras de requalificação da segunda etapa da nova José Jatahy. Com custo de R$2 milhões, a intervenção ocorrerá entre as avenidas Francisco Sá e Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) e terá duração de oito meses.
Para viabilizar a ligação entre as avenidas Francisco Sá e Presidente Castelo Branco, será construída uma passagem de nível no cruzamento da nova Av. José Jatahy com Av. Tenente Lisboa (linha Oeste do Metrofor). Toda a extensão da obra, com aproximadamente 730m, contará com nova pavimentação, novo sistema de drenagem, calçadas com piso intertravado, paisagismo, luz branca e ciclofaixa.
As Ruas Jacinto Matos e Adriano Martins passarão a funcionar como um binário, entre as avenidas Tenente Lisboa e Presidente Castelo Branco, tendo a R. Jacinto Matos no sentido praia-sertão (Norte-Sul) e a R. Adriano Martins no sentido sertão-praia (Sul-Norte)
Com a conclusão das intervenções, será finalizado o primeiro anel viário de Fortaleza, que dará mais uma opção de percurso, ligando a Barra do Ceará ao Mucuripe. Além disso, irá reduzir os transtornos no trânsito entre a Av. Francisco Sá e a Av. Presidente Castelo Branco.
Primeiro Trecho da José Jatahy
O primeiro trecho da av. Jose Jatahy foi entregue pelo prefeito Roberto Claudio em agosto de 2016. A via recebeu cerca de 1km de nova infraestrutura viária, com início no viaduto da Av. José Bastos até Av. Bezerra de Menezes.
Nova  lavanderia do Monte Castelo
Além da assinatura da ordem de serviço, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional I, entrega, às 9h desta terça-feira (25/09), a nova lavanderia do Monte Castelo, que, após revitalização completa, ganhou novo nome: Lavanderia Comunitária Expedita Ramalho Freire, atendendo à solicitação dos moradores e lavadeiras do bairro.
No equipamento, foram instaladas 20 novas pias em inox, bancadas longas em mármore para passar roupas, copa e banheiro para as usuárias. Além destas revitalizações, o novo espaço foi contemplado com paisagismo, poda de árvore, nova pintura, piso, plantio e melhorias na iluminação e na sinalização de seus arredores. A Prefeitura investiu na reforma mais de R$ 130 mil.
A Lavanderia, que existe há cerca de 25 anos, beneficia, atualmente, onze lavadeiras profissionais. Antes, elas desempenhavam suas atividades em espaço interno da Escola Lenira Magalhães, cedido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Diante da necessidade da reforma, o prefeito Roberto Cláudio disponibilizou espaço mais adequado para a lida das trabalhadoras, também acoplado à Escola, contudo mais independente e amplo. 
A Prefeitura dispõe de seis lavanderias comunitárias em toda a cidade, localizadas nos bairros Ellery, Monte Castelo, Joaquim Távora, Parque Araxá, Rodolfo Teófilo e Demócrito Rocha. Sempre que necessário, o município realiza melhoria na estrutura física destes equipamentos, para garantir a eficácia das atividades e a segurança das profissionais.
Sobre a homenageada
Dona Expedida Ramalho Freire trabalhou como lavadeira desde muito jovem. A comunidade relata que ela foi a primeira lavadeira profissional do bairro e liderança responsável pelo estabelecimento da lavanderia no Monte Castelo, após requerimento junto ao município. Dona Expedida criou, com sua lida, seus quatro filhos. A homenageada faleceu há cinco anos. Hoje, uma de suas filhas segue a mesma profissão. E será uma das trabalhadoras beneficiadas pela nova Lavanderia Comunitária Expedida Ramalho Freire.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário