Lula na Assembeia Geral da ONU

Líder de Cuba estreia na ONU falando de Lula

O aguardado discurso de estreia do novo dirigente cubano, Miguel Díaz-Canel, na Assembleia da ONU não tratou de abertura econômica ou política em Cuba, mas veio recheado de farpas aos EUA e uma crítica ao que chamou de “prisão com fins políticos” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Díaz-Canel, que assumiu o poder em abril após uma sucessão planejada pelo ditador Raúl Castro, é o primeiro líder cubano que não integra a família Castro desde 1959. Usou sucintos 19 minutos, 7% dos históricos 269 minutos de duração do discurso do ditador Fidel Castro em 1960.
“Denunciamos o encarceramento com fins políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a decisão de impedir o povo de votar e eleger à Presidência o líder mais popular do Brasil”, afirmou ontem (26) Díaz-Canel, que, nascido em 1960, após a Revolução de 1959, faz sua primeira viagem aos EUA.
Lula está preso desde abril na sede da Polícia Federal em Curitiva, onde cumpre pena após ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em um caso envolvendo um triplex no Guarujá (SP), e teve sua candidatura à presidência impugnada.

Díaz-Canel também acusou o governo do americano Donald Trump de implantar uma “política imperialista” na América Latina e de atacar “com uma especial sanha” a Venezuela. “Nesse contexto ameaçador, reiteramos o nosso absoluto respaldo à revolução bolivariana e chavista, à união cívico-militar do povo venezuelano e o seu governo legítimo e democrático, conduzido pelo presidente constitucional Nicolás Maduro Moros”, disse.
Sanções
O líder cubano criticou a aplicação de sanções econômicas e comerciais contra a Venezuela, que, afirma, buscam “asfixiar economicamente” o país.
Ele disse rejeitar ainda as tentativas de desestabilizar o governo da Nicarágua, que definiu como “um país de paz” embora relatório da própria ONU indique que mais de 300 pessoas foram mortas pela repressão comandada pelo regime de Daniel Ortega desde abril deste ano, quando os protestos por sua saída se intensificaram.
O cubano manteve o mesmo tom combativo adotado por Raúl Castro e, antes dele, por seu irmão Fidel, ao se referir aos Estados Unidos. O discurso que Fidel fez pelos 50 anos da ONU, em 1995, foi lembrado por Díaz-Canel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário