Coluna do blog


O "boi" ruralista
Duas matérias publicadas no Valor tratam das doações de pessoas físicas às campanhas eleitorais deste ano. Comparados aos bilhões da campanha de 2014, os recursos andam bem mais escassos, mas alguns números e doadores chamam a atenção. Por exemplo, o senhor Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Cosan, uma das maiores na indústria da cana-de-açúcar, doou R$ 3,6 milhões para 28 candidatos, quase todos ligados à bancada ruralista. Aliás, parece que as campanhas do pessoal da bancada estão proporcionalmente mais bem abastecidas do que as dos demais mortais. A matéria lista outros doadores e diz que os apoios visam garantir sua influência no Congresso Nacional. Acontece que esta é primeira eleição em nível nacional desde que o financiamento de campanhas políticas por empresas foi proibido, e mesmo as doações de pessoas físicas têm uma série de restrições. Duas são realmente importantes. A primeira limita o total das doações das pessoas físicas a 10% do que o declarado no Imposto de Renda do ano anterior. Quem desobedecer a esta regra paga uma multa entre 5 a 10 vezes o montante ultrapassado. A outra restrição veda o recebimento de doações de pessoas físicas que exerçam atividades comerciais decorrentes de concessão ou permissão governamental. Os doadores apontados pelo Valor certamente estão ligados a empresas que receberam concessões de energia elétrica, de distribuição de combustíveis, de telefonia e por aí vai. Provavelmente, nas minúcias legais destes casos haverá como configurar que as tais pessoas físicas não exercem tais atividades. Mas o espírito da lei está longe de ser respeitado.

A frase;“O partido cometeu um conjunto de erros memoráveis. O primeiro foi questionar o resultado eleitoral (…) O segundo erro foi votar contra princípios básicos nossos, sobretudo na economia, só para ser contra o PT. Mas o grande erro, e boa parte do PSDB se opôs a isso, foi entrar no governo Temer”.  Tasso Jereissati sobre o partido dele, o tucano PSDB embelo sinsericídio.

Sem Lia (Nota da foto)
Um prazo, um simples prazo de transferencia de data para registrar a candidatura  e o Ceará vai ficar sem uma possivel deputada estadual, culta, valente, de tradição familiar na politica. E não seria coisa de uma familia inteira no poder, é que Lia é vocacionada pra política como os irmãos. Lia Ferreira Gomes poderá ter seus colégios distribuidos entre outros candidatos aliado, como Gony Arruda, se resolver voltar ao pleito.

Couro de joelho
A Câmara Municipal de Tauá botou pra fora da prefeitura o prefeito Carlos Wilson.Aí uma defesa dele foi pro supremo e diz que Gilmar Mendes vai mandar readmiti-lo no posto. Já vi esse filme em Sobral, anos passados. Uma coisa horrível e dolorosa.

Taubas de fojo
Cuidado! A cidade de Fortaleza está cheia de novas arapucas. Motoristas desatentos, acostumados a passarem por lugares onde a velocidade máxima é de 60kmph, estão encontrando placas com 50kmph, coisa nada usual.E tem as escondidas,as de 40kmph...

Como ficam
O Tribunal Regional Eleitoral opina sobre se Lia Gomes e Domingos Filho, as processos diferentes, podem vir a ser candidatos a deputado estadual. O fuxico à cata dos votos que seriam dados aos dois é impressionante.

Os congelados
Fossem hoje as eleições pra governador do Ceará e pro Senado da república,  o senhor Tasso Ribeiro seria um político derrotado, vítima de uma possível acomodação, natural de fim de carreira.

Os números
Observadores da cena contam para essa derrota, números, e números, diz o velho pensamento, não mentem jamais. Malba Tahan, o matemático brasileiro de apelido árabe não deixava por menos quando o assunto era número.

6% pra lá6% pra cá
Contando os 6% que seriam dados em quantidade de votos no general do coronel, o senhor Tasso seria senhor de 6% de votos que ele diz ter quando afirma que o general, um ilustre desconhecido, é o seu candidato.

Idem pro senado
 Quando ele diz que a Dra. Maira é sua candidata ao senado e nega  Eduardo Girão, sofre nova derrocada. Girão teria hoje 7% dos votos para uma das duas vagas pro Senado, enquanto a candidata dele chegaria atrás do Pastor Pedro Ribeiro com 4,2% dos votos. Motivos quais, perguntaria o mais desavisado? .

Quem sabe vira
 Isso é hoje. Amanhã é outro dia. Amanhã, os candidatos dele poderão chegar ao fim do arco iris e lá encontrarem um pote de ouro cheio de votos, ou uma amarrotada pena tucana. É a lei da vida. E a vida é feita de fé; uns fé demais, outros fé de menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário