Sonho revisitado

Prefeitura e CDL debatem planejamento estratégico para o Centro de Fortaleza

O prefeito Roberto Cláudio e o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, coordenaram os trabalhos


Fórum
No primeiro encontro, houve debate e elaboração do planejamento estratégico colaborativo para o Centro de Fortaleza (Foto: Kiko Silva)
A Prefeitura de Fortaleza promoveu, nesta segunda-feira (16/07), no Auditório da CDL, o Fórum do Centro – Plano de Ação Imediata, iniciativa que busca requalificar a área central da cidade. O prefeito Roberto Cláudio e o presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, coordenaram os trabalhos com a participação de representantes de entidades de classe e gestores da rede pública e privada.
Neste primeiro encontro, houve debate e elaboração do planejamento estratégico colaborativo para o Centro de Fortaleza. A ideia é replicar a estratégia que garantiu à Praia de Iracema um conjunto de intervenções que hoje asseguram a revitalização do bairro. O encontro ocorreu durante todo o dia no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza).
O conjunto das ações pensadas a partir do fórum será consolidado e divulgado no próximo mês de agosto, para ser executado em um prazo de 12 meses, com foco em intervenções públicas rápidas dentro de seis eixos: Habitação, Política de Apoio a pessoas em situação de rua, Turismo e Cultura, Infraestrutura e Mobilidade, Ordenamento do comércio informal e Segurança e Fiscalização.
“A ideia é construir um plano de confiança e engajamento da cidade com o Centro. Estabelecemos compromissos específicos, que podem ser iniciados e terminados no prazo de 12 meses, e que envolvam algumas intervenções de infraestrutura. Esse projeto será com ações coletivas. Na próxima quinta-feira (26/07), iremos nos reunir para definir o cronograma e na primeira semana de agosto vamos para o Centro lançar o Plano, para que a cidade possa acompanhar e, principalmente, lute pela nossa cidade”, afirmou o prefeito Roberto Claudio.
O secretário da Regional Centro, Adail Fontenele, destacou que para a realização do Plano de Ação Imediata foram convidados representantes que pudessem contribuir de forma efetiva. “Aqui temos pessoas escolhidas a dedo, com conhecimento para construir soluções concretas. Não esperamos respostas mirabolantes, mas aquelas simples, que tenham poder de modificar a realidade local de forma ágil”, declarou.
O presidente da CDL, Assis Cavalcante, afirmou que mais de 350 mil pessoas transitam no Centro diariamente, atentando que o local conta com a uma das maiores arrecadações de impostos do Estado. “A união desses esforços é muito importante para Fortaleza e para o Centro, que já vem sofrendo há algum tempo. Nós debatemos aqui as soluções para a área. Certamente daqui sairá um grande projeto”, disse.
Neste primeiro momento, Roberto Cláudio pontuou atividades já consideradas estratégicas para a região, como, por exemplo, o estímulo da habitação no local, reordenamento do comércio informal, melhorias infraestruturais, políticas para pessoas vivendo em situação de rua, criação de Ecopontos, entre outras.
O Fórum do Centro vai replicar a experiência vivenciada na Praia de Iracema, que faz parte do Planejamento Estratégico Colaborativo do bairro, através do Plano de Requalificação desenvolvido pelo Conselho da Praia de Iracema.
Renovação do convênio de adoção da Praça do Pajeú
Dentro das atividades do Fórum do Centro, o Prefeito e o Presidente da CDL assinaram a primeira renovação de convênio do Programa Municipal de Adoção de Praças e Áreas Verdes de Fortaleza.

Com isso, a Praça do Pajeú terá parceria ampliada em mais cinco anos. O equipamento foi adotado oficialmente em 2013, pela Câmara dos Dirigentes Lojistas. Há cinco anos, a instituição se tornou colaboradora no trabalho de manutenção do espaço de lazer no Centro da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário