Opinião





O vereador Holiday, o Indio, o Benedito Tonho...a Casa Grande e a Senzala

Na manhã do dia 5 de agosto de 1985, o pistoleiro "Indio" matou o líder campones e agente de pastoral Benedito Tonho e deixou gravemente feridos outros seis trabalhadores rurais, que ainda hoje, têm bala em seus corpos, no lugar Queimadas, Coreaú-Ce. Antes, em fevereiro do mesmo ano, o Juiz de Direito da Comarca de Coreaú, publicou sua sentença dando ganho de causa aos trabalhadores rurais vitimados pela sanha do pistoleiro. Eu fui o advogado do Benedito Tonho e de seus companheiros.

Pois bem, o 'Indio'era filho de trabalhador rural, negro, alto e se vestia como cowboy americano. Seus irmãos, primos e amigos lutavam pela Reforma Agrária em latifúndios não produtivos em Sobral e região norte do ceará.

O "Indio "servia por dinheiro aos latifundiário e grileiros de terras improdutivas na perseguição, em ameaças e em assassinatos de trabalhador rurais - seus iguais de origem.

O "Indio"era sim um Capitão do Mato, em pleno século 20!

Nem comentei ainda sobre a absurda alcunha de "Indio"adotada pelo próprio pistoleiro e propagada pelos seus contratantes. Nada de "Indio", absolutamente nada!

O Holiday, vereador em São Paulo, é igual ao"Indio " pistoleiro que a mando de Luis Mariano Aguiar, vereador, endinheirado e protegido por uma certa elite de Coreaú, matou o Benedito Tonho, pobre, negro e trabalhador rural. Matou um igual de origem porque na vida preferiu servir a Casa Grande.

O Holiday é contra importantes bandeiras democráticas e faz o discurso que serve a Casa Grande,especialmete sobre o movimento contra o racismo no Brasil. Ele não tolera a sua herança da senzala, mas como não é da Casa Grande faz o discurso de ventríloquo no alpendre, sob os aplausos da sala de chá .

O Ciro, na entrevista de uma rádio paulista, disse a verdade sobre o vereador Holiday.

O problema é que uma certa elite( com forte apoio editorial da grande imprensa) quer marcar o Ciro com características ausentes na vida de gestor público destacado que tem o Ciro, como deputado estadual, prefeito, Governador ou ministro de estado.

E, principalmente, querem como os latifundiários improdutivos, continuar a aumentar a sua já grande riqueza em detrimento do aumento da pobreza e da desigualdade que maltrata milhões de brasileiro.

Tem muito capitãozinho do mato vestido de outras roupas e portando discursos diferentes, sempre falsos. E são aplaudidos, apesar do mal que fazem!

Firmeza, coragem, tolerância e amor, meu amigo CIRO.
Veveu Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário