...eu quero descer!!!

Vereadores cobram ações contra avanço da violência

A temática da segurança pública mobilizou a atenção de vereadores de Fortaleza, ontem, durante sessão no plenário da Câmara Municipal. Diferentes parlamentares ocuparam a tribuna para destacar o avanço da violência e pontuar ações no combate a criminalidade. O vereador Idalmir Feitosa (PR) ressaltou que, desde o início do ano, já foram registrados cerca de 2.040 homicídios no Ceará. O parlamentar fez as contas e chegou a uma média de 19 crimes diários, nos últimos 106 dias.
Ainda de acordo com Feitosa, esse número é o mesmo que acontece em países que estão em guerra. Idalmir afirmou que a situação é “deplorável e triste” e defendeu que a Câmara Municipal precisa “levantar sua voz em nome da paz e do amor, e sugerir caminhos e alternativas para diminuir a violência que existe”.
“Precisamos encontrar situações que sejam coletivas, não quero que seja uma ideia minha, mas do colegiado. Porque sendo dele, é da cidade de Fortaleza, e sendo dela, terá sido do nosso povo. Chega, basta. Em nome da paz e do amor, precisamos encontrar soluções eficazes”, destacou.

O parlamentar concluiu sua fala sugerindo que a Câmara faça um “requerimento coletivo” para criar uma comissão especial com o objetivo de discutir sobre o assunto. Segundo ele, o resultado dos debates seria encaminhado ao Secretário de Segurança, André Costa.
“Numa noite de sexta-feira mataram 22 jovens, e aí pergunto, se a juventude é a levedura moral dos povos, onde está nossa moral? Onde está a moral desse povo que assassina 22 jovens? A minha palavra aqui é palavra de tristeza, mas é robustecida pela paz e amor. Temos que perseguir isso”, concluiu.
Já o vereador Adriano Bento (Patriota) ressaltou o compromisso do governador Camilo Santana (PT) com a segurança pública do Estado. Ele enfatizou o início do Curso de Formação Profissional para os agentes penitenciários, aprovados no último concurso. A formação promovida pelo Governo do Estado teve início na manhã de ontem.
“Apesar das dificuldades diante da crise econômica nacional, o governador, mais uma vez, mostra o compromisso com a segurança pública do Estado e, hoje [ontem], pela manhã está acontecendo a primeira aula inaugural da turma dos agentes penitenciários. Foram chamados cerca de dois mil agentes que vão ajudar a cobrir as Penitenciárias do Estado e isso é compromisso e responsabilidade com o povo cearense. Portanto quero aqui agradecer e dizer que o caminho é esse”, frisou.
Sistema
Também usando a tribuna da Câmara, o vereador Luís Gadelha (PPS) destacou a aprovação, pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira passada (11), do projeto de lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) para facilitar a atuação conjunta e coordenada das ações em nível nacional.

“Na prática, as instituições que integram o sistema único de segurança pública poderão atuar em operações combinadas e compartilhar informações. Eu acho que foi um ganho enorme para a segurança pública. Esse projeto está indo para o senado e, com certeza, será aprovado o mais rápido possível”, disse Gadelha.
De acordo com o parlamentar, os principais pontos do SUSP são: operações combinadas, planejadas, desencadeadas em equipe; estratégias comuns para atuação na prevenção e controle qualificado de infrações penais; aceitação mútua dos registros de ocorrência dos procedimentos apuratórios; compartilhamento de informações; e intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário