Em Sobral...


Governo do Ceara participa do Seminário Políticas Públicas e Democracia

Marcos Studart - Fotos

O Seminário, realizado no Cetra de Sobral, contou com a participação da ex-ministra do Desenvolvimento Agrário, Tereza Campello
O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, representando o governador Camilo Santana, participou, na manhã desta quarta-feira (18), no Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) de Sobral, do Seminário Políticas Públicas e Democracia, que contou com a participação da ex-ministra do Desenvolvimento Agrário (MDA) do governo Dilma Rousseff, Tereza Campello.
“Nós estivemos com Tereza Campello, pessoa que deu uma enorme contribuição para o Ceará, na Agricultura Familiar. Aqui estavam presentes cerca de 200 pessoas, representando 100 associações, não só de Sobral, mas da região do Sertão de Sobral, onde foi implantado o programa Paulo Freire. O programa tem parceria com a ONU, através do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e com os movimentos sociais. O objetivo é implantar projetos produtivos, dentro da realidade do semiárido”, explicou Nelson Martins.
“Recentemente o governador Camilo Santana renegociou com o FIDA, um aditivo de mais US$ 30 milhões para o projeto Paulo Freire. Com esse aditivo, nós vamos passar a atender, ao invés de 31 municípios, 64 municípios em todo o Cariri, Sertão de Sobral, alcançando municípios das regiões dos Sertões de Crateús e Inhamuns”, concluiu.
Na ocasião, Tereza Campello palestrou no painel “Superação da Pobreza no Brasil e no Semiárido Brasileiro”, onde apresentou resultados de projetos nacionais em políticas públicas, no período de 2002 a 2015. Tereza deu exemplos de experiências exitosas nos governos Lula e Dilma.
“Queria parabenizar o Projeto Paulo Freire e dizer que Política Pública é direito de todos e dever do Estado. Nós só conseguimos avançar tanto no Brasil, porque existia vontade política. E é fundamental que a sociedade civil continue se organizando e cobrando. A paisagem do semiárido mudou. Não porque acabamos com o semiárido, mas porque aprendemos a conviver com ele”, disse Tereza Campello.

“Foi a força política que fez, de 2002 a 2015, aumentarmos a renda média do brasileiro em 38% acima da inflação e da classe mais pobre, em 84% acima da inflação. Nesse período, a extrema pobreza reduziu com o aumento do salário, mais empregos com carteiras assinadas, benefícios assistenciais, com aposentadorias e com políticas públicas para a agricultura familiar”, apontou Tereza.
A ex-ministra apontou outros avanços ocorridos, no mesmo período, em desenvolvimento social, educação, habitação, distribuição de renda, água, luz e outros temas, no Brasil e no Nordeste do país. “Isso tudo mostra que, quando queremos é possível, mostra que a gente vinha num crescente processo de transformação e combate à desigualdade. Quando se fazem projetos envolvendo o governo federal trabalhando com os governos estaduais, com os municípios e com a sociedade civil, a coisa deslancha. Nós não podemos permitir que haja um retrocesso nas políticas públicas de combate à pobreza, em especial as políticas estruturais”, concluiu Tereza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário