A Associação dos Delegados da Polícia Civil do Ceará em nota  se solidariza com as famílias das vítimas da Chacina de Cajazeiras.
A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Ceará (Adepol-CE) vem a público, através da presente nota, se solidarizar com as famílias dos trabalhadores que, no consagrado exercício do seu labor para prover o sustento de suas respectivas famílias, foram vitimas da chacina que ceifou a vida de 14 pessoas, fato ocorrido na madrugada deste sábado (27), no bairro de Cajazeiras, em Fortaleza.
O fato é que, não obstante a SSPDS tentar justificar a barbárie como sendo fruto de uma briga de facções, impossível obscurecer que cidadãos trabalhadores tais como o motorista de uber, o vendedor de cachorro quente e seu filho de apenas 12 anos, dentre outros, também foram alcançados pelos patrocinadores do trágico e insidioso acontecimento, não se podendo afastar, ademais, a possibilidade de que qualquer cidadão, independente da classe social a que venha pertencer, pudesse também ser vítima de tal desdita, bastando para tanto, a infelicidade de transitar por aquele local no instante do excídio coletivo.
Assim, a sociedade toda está em risco.
O momento de insegurança por que passa o cidadão cearense é por demais preocupante e exige algo além da transferência de responsabilidade para essa ou aquela esfera de poder.
Federal ou estadual seja o governo a quem compete tomar as devidas providências, isso é o que menos importa. Importa sim as vidas que estão sendo subtraídas por falta de uma política eficaz de segurança pública que conforme expressa a Constituição Federal é direito e responsabilidade de todos, mas acima de tudo DEVER DO ESTADO.
O Estado do Ceará já acumula de 2017 até a presente data, mais de 5.000 homicídios. Não cremos que todas essas vítimas viviam à margem da lei. Já passa da hora de organizar a segurança pública do Estado, colocando pra investigar quem tem, constitucionalmente, a função de investigar e pra executar o trabalho de prevenção quem tem a função de prevenir, pois a definição de atribuições é premissa básica na administração de qualquer órgão, quer seja ele público ou privado.
Assim sendo, é chegado o momento de conclamar a todos, para que, afastadas as vaidades pessoais, dissenções políticas e sentimentos corporativistas, se unam em torno de uma política de segurança capaz de debelar essse clima de insegurança que tem ferido de morte a toda a sociedade cearense.
Nessa perspectiva, a Adepol, através de seus associados, se coloca à disposição do governo e da sociedade cearense para emprestar o melhor de sua inteligência e da sua força de trabalho em prol da segurança do povo do Ceará, posto que, além da obrigação, a indignação nos impõe essa atitude.
*Adepol
A Diretoria.