Unicef

 Primeira-dama reúne Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência

Nesta sexta-feira (22/12), a Secretária de Governo e Articulação Política de Caucaia, primeira-dama Erika Amorim, conduziu a primeira reunião da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência envolvida na conquista do Selo Unicef, edição 2017-2020, pelo município de Caucaia. Articuladora da mobilização, Erika apresentou o Guia Metodológico a ser trabalhado pela Comissão.
Erika destacou a necessidade dos integrantes da comissão olharem para a realidade do município para identificarem os problemas a serem resolvidos.  “Temos que olhar pro nosso contexto e pontuar onde podemos atuar para promover melhorias que mesmo direcionadas às crianças e os adolescentes, contemplam toda a sociedade”, explicou.
A primeira-dama ressaltou, ainda, a intensa agenda a ser cumprida pela Comissão para realizar diagnóstico e elaborar plano de ação para reverter os índices negativos. “Nossa missão é árdua, pois temos que alinhar nossos saberes para construir os próximos passos para reduzir as desigualdades e garantir a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes de Caucaia”, disse.
Os indicadores a serem analisados pela Unicef são: a taxa de abandono no Ensino Fundamental; o percentual de crianças beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estão na escola; o percentual de crianças menores de 5 anos com peso alto para a idade; o percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos; o percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado.
Serão avaliados, ainda: o percentual de óbitos de mulheres em idade fértil (MIF) investigados; a distorção idade-série nos anos finais (5° a 9° ano) do Ensino Fundamental da rede municipal; o percentual de óbitos infantis investigados, a taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas; e o percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral.
A Comissão Intersetorial é formada por integrantes de diversas Secretarias Municipais, conselheiros tutelares, e entidades religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário