Santo do povo,Santo da Igreja

Deputado pede apoio para mudar nome de Juazeiro

Um dia após o governador Camilo Santana se encontrar com o Papa Francisco, no Vaticano, e reforçar o pedido para beatificar padre Cícero, as discussões ligadas à situação da beatificação do santo popular da região do Cariri repercutiu na Assembleia Legislativa do Ceará. Além disso, também houve defesa do decreto legislativo que propõe a realização de um plebiscito em Juazeiro do Norte para decidir sobre a mudança do nome do município para “Juazeiro do Padre Cícero”.
Além de defender a beatificação de Padre Cícero, o deputado Fernando Hugo (PP) pediu também apoio para aprovação da proposta que modifica o nome do município de Juazeiro do Norte. A matéria está em tramitação no Legislativo, desde março deste ano, quando foi apresentada pelo deputado Dr. Santana (PT). Fernando Hugo comentou ainda o encontro de Camilo com Papa Francisco na última quarta-feira (22).
Para Fernando Hugo, a beatificação de Padre Cícero é algo “extremamente merecido”. Além disso, manifestou convicção que o Vaticano seja benevolente com o reconhecimento. “O Padre Cícero Romão Batista é o maior nordestino da história e escreveu, indiscutivelmente, seu nome na história do Ceará com letras douradas, como um padre, pároco, vigário e cidadão acolhedor e partícipe da vida política do Cariri e do Estado”, acrescentou o parlamentar.

O deputado aproveitou ainda para cobrar a união entre deputados, lideranças religiosas e devotos para colher tudo aquilo que a legislação do Vaticano exige para a beatificação.
A deputada Fernanda Pessoa (PR) lembrou que este ano foi criada uma frente parlamentar na Casa pela beatificação do Padre Cícero, tendo à frente o deputado Carlos Matos (PSDB). “Já participamos de audiências públicas, simpósios e outros eventos em Juazeiro do Norte sobre o tema, e sabemos que o trabalho é árduo, pois temos que fazer a anotação de todos os milagres e catalogá-los, junto com as documentações médicas, para caminharmos nesse processo”, apontou a deputada.
Já o deputado Dr. Santana (PT) assinalou que os devotos de Padre Cícero ficaram “entusiasmados” com o encontro de Camilo com o Papa. “Esse diálogo do governador com o Papa é um gesto muito importante e simbólico para todos os romeiros do Padre Cícero, que foi um grande pacifista, praticando e pregando sempre a paz e a harmonia entre os homens”, salientou ele.
Imagem
O deputado Walter Cavalcante (PP), por sua vez, mencionou que a imagem de Cristo entregue por Camilo Santana ao papa foi feita por um escultor cearense, do município de Saboeiro. “É um artesão local, que tem colocado a arte e o talento que Deus lhe deu em obras que estão sendo divulgadas por todos os recantos do mundo”, comentou.

Água
O encontro de Camilo Santana com o Papa Francisco também repercutiu na Câmara Municipal de Fortaleza. Ao falar do encontro, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) aproveitou para alertar sobre a importância de economizar água. Isto porque, na ocasião, Camilo pediu bênçãos para o Ceará enfrentar o momento de dificuldade diante de seis anos de seca. “É um tema muito importante e essa luta é de todos nós. “Vamos economizar água, porque água é vida e nós estamos passando um momento de seca.”, frisou ela.

O vereador Acrísio Sena (PT) também destacou o encontro de Camilo com o religioso. “O Papa Francisco recebeu ontem o nosso governador Camilo Santana e dentre de duas coisas muito importantes para o nosso Estado foi conversado, primeiro, sobre a defesa da água, a transposição e toda a política da defesa dos recursos hídricos. E, inclusive, concordo com a vereadora Eliana Gomes, acho que a Câmara pode fazer uma campanha em defesa da segurança hídrica, e também no tocante ao uso consciente da água. A outra, de tamanha relevância para a história, foi a reabilitação do nosso Padre Cícero, que tanto representa para os romeiros, ressaltou ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário