É cor de rosa choque

Sessão Solene na Assembleia Legislativa marca homenagem ao Outubro Rosa

O plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará ficou cor de rosa para receber a solenidade em homenagem ao mês de campanha de conscientização para a prevenção do câncer de mama.
No segundo expediente da sessão plenária foram homenageadas entidades e profissionais envolvidos na luta contra a doença que mais mata mulheres em todo país. Entre os agraciados estavam associações que assistem mulheres com câncer de mama, entidades e empresas que apoiam a causa, além de pacientes que enfrentaram batalha contra a doença.
A deputada Mirian Sobreira lembrou a importância da representatividade política feminina para que as mulheres participem ativamente da luta por direitos e por políticas públicas.
No ano passado a parlamentar precisou tirar licença durante 4 meses para averiguar uma suspeita de câncer de mama e viu que apenas a possibilidade de ter a doença já é traumática para toda a família. “É uma experiência muito difícil pra quem tem plano de saúde bom, pra quem tem filho medico, mas mesmo assim foi muito complicado”.
Por isso, ressaltou que é relevante que as mulheres se cuidem e façam o autoexame, porque o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficaz. “Por isso a gente briga muito, para a mulher ter cuidado com sua saúde; para o governo cuidar do serviço público para quem não tem plano de saúde, para quem não pode pagar médico particular”.
Mirian Sobreira ainda comentou sobre dois projetos de sua autoria voltados para a prevenção do câncer de mama: colocar a Caminhada do Outubro Rosa no Calendário Oficial do Estado e a realização de campanhas educativas sobre o assunto nas escolas públicas e particulares.
Na solenidade, a deputada recebeu do Movimento Outubro Rosa o Selo Rosa, por seu trabalho na luta contra o câncer de mama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário