Discutindo drogas em Juazeiro

Saúde ajusta parceria com Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Rede de Saúde Mental, participou de reunião nesta terça-feira, 24, no Memorial Padre Cícero, com representantes da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Estado – SPD.
A reunião teve como objetivo ajustar a parceria firmada, desde o mês de junho deste ano, entre as Secretarias citadas, onde ficou pactuado que o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD III de Juazeiro do Norte receberia o sistema de monitoramento biométrico para os pacientes que devem ser encaminhados para tratamento nas comunidades terapêuticas. A reunião serviu ainda para debater uma forma de organizar e melhorar o fluxo desses encaminhamentos.
De acordo com a coordenadora da Rede de Saúde Mental do Município, Elizangela de Gouveia, Juazeiro do Norte foi a primeira cidade da região do Cariri a estabelecer esta parceria de monitoramento biométrico com a SPD, e por isso é o Município que recebe os pacientes das regionais do Crato, Iguatu, e demais cidades que fazem parte da regional de Juazeiro.
O sistema de monitoramento através da biometria permite um melhor controle dos pacientes que realizam tratamento nas comunidades terapêuticas conveniadas com o Estado. A comunidade terapêutica é um local dedicado a acolher pessoas, de forma voluntária, com problemas decorrentes do uso nocivo ou dependência de substância psicoativa, álcool e outras drogas. O tratamento pode durar de 6 a 9 meses, período em que o paciente participa de atividades que possam lhe dar condições de se recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário