Caucaia assina compromisso com preservaçao da serra

Serra da Taquara: Naumi firma compromisso ambiental



Com o intuito de recuperar, proteger e preservar a área de Preservação Permanente (APP) da nascente da Serra da Taquara, localizada no distrito de Mirambé, a Prefeitura, através do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac)promoveu a assinatura do termo de compromisso ambiental da Serra da Taquara.

A cerimônia foi realizada na quadra da Escola Municipal Maria de Lourdes. O projeto também contempla a revitalização, urbanização e valorização ambiental, bem como a formação dos comunitários de oficinas e práticas de educação ambiental.

O termo de compromisso é realizado pela Prefeitura em conjunto com a Cagece e a empresa PB Construções. O documento prevê a revitalização da biodiversidade existente na região, além da inclusão e sensibilização social que compreende questões ambientais. A compensação ambiental foi decorrente a obra licenciada para construção de um reservatório de 80
mil metros cúbicos.

O prefeito Naumi Amorim acredita que a requalificação e preservação da Serra da Taquara dará outra expectativa para região do Mirambé. “A Prefeitura não vai medir esforços para oferecer uma qualidade de vida melhor”, destacou.

Delano Cidrack, gerente de meio ambiente da Cagece, apresentou o projeto de recuperação da nascente que prevê melhora da qualidade de vida  da população, desenvolvimento social e econômico. “Na primeira fase do projeto, estão previstas oficinas de educação e formação, elaboração do inventário participativo da fauna e flora e plantio de mudas”, explicou.

Presidente do Imac, Francisco Hugo Pontes lembrou do propósito que é tratar o meio ambiente junto das pessoas. “Tomamos a inciativa de fazer está parceria por conta da degradação da região . Vamos recuperar e tratar este ambiente para proporcionar uma melhor vida para população”.

Estão previstas para segunda etapa do projeto a restauração da escadaria de acesso à nascente, a implantação de placas de educação ambiental e indicação da fauna e flora, a recomposição ambiental e a implantação de guarda corpos da trilha e de um mirante.

Durante toda a tarde também foram oferecidos serviços para a população como medição de glicemia, aferição de pressão, atualização do cartão de vacinação, emissão de carteira de identidade, emissão de cartão do SUS e distribuição de mudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário