Como se tivesse água sobrando

Duplicação de adutora irá reforçar abastecimento de água na Capital

Cagece iniciou obra de duplicação da adutora que irá transportar água do reservatório de Ancuri para Fortaleza e melhorar o sistema de abastecimento. A construção vai tirar a sobrecarga da adutora existente e evitar o desabastecimento.
O novo trecho começa no reservatório de água, localizado no Ancuri, e se estende até a Avenida Perimetral, no cruzamento das avenidas presidente Costa e Silva com Castelo de Castro. O projeto tem investimento de cerca de R$ 38 milhões e está previsto para ficar concluído até julho de 2018. Segundo o que foi informado, o trecho do Ancuri receberá mais de 5 km de tubulação em aço, de 1.600 mm de diâmetro.
Para o supervisor de obras da Região Metropolitana, João Carlos Sanford, a intervenção vai trazer melhorias no fornecimento de água aos clientes da região leste da Capital. “Atualmente trabalhamos no limite da demanda. A duplicação é uma garantia de fornecimento. Ou seja, caso haja manutenção na primeira adutora, ninguém ficará sem água até ela ser solucionada. É uma segurança e certeza de abastecimento para a população”, esclarece.
Conjunto de obras
A duplicação da adutora faz parte do conjunto de obras de ampliação do sistema de reservação e macrodistribuição de água de Fortaleza e Região Metropolitana. O conjunto contempla, ainda, a obra do sistema adutor e de reservação Taquarão, que trata-se da construção de um reservatório apoiado e três adutoras, em Caucaia. A expectativa, é de que o sistema do Taquarão, quando finalizado, garanta a segurança do abastecimento de água da zona oeste de Fortaleza, além das sedes dos municípios de Caucaia, Maranguape e Maracanaú.

De acordo com a Cagece, a maior parte da água que abastece Fortaleza é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gavião e bombeada para o reservatório Ancuri. De lá, a água é distribuída para Fortaleza, atualmente, por meio da adutora já existente. Quando a obra for concluída, duas adutoras distribuirão a água tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário