Coluna do blog



Todos mentem
Tá bom, é recesso parlamentar no Brasil; mas todo mundo mente. Calma, queria apenas recomendar aos leitores diários destas mal traçadas linhas pegar o livro de um americano que acaba de lançar um livro maravilhoso, que cuida do assunto. O  título, traduzido ao pé da letra é exatamente esse: Todos Mentem. Quando foi publicado pela primeira vez, em 1954, o livro de Darrell Huff foi saudado como pioneiro em conjugar linguagem simples e ilustrações para tratar de um tema polêmico e controverso: o mau uso da estatística para maquiar dados e abalizar opiniões. Hoje, em tempos de internet e big data, o livro continua genuinamente subversivo e ainda mais relevante. Qual é, afinal, o grau de confiança que devemos depositar nas análises estatísticas? Segundo Huff, vale ter sempre um pé atrás. Amostras enviesadas, gráficos dúbios, listagens incompletas: item por item o autor apresenta os vilões da interpretação de dados. Em um capítulo, ele aponta como os gráficos estatísticos, mesmo matematicamente corretos, podem não representar em nada a realidade. Em outro, vemos que uma mesma projeção pode mostrar um futuro positivo ou alarmante, dependendo da amplitude de dados que ela cobre. O livro termina com um brilhante passo a passo para o leitor aprender a diferenciar informação de enrolação. Escrito com humor e repleto de advertências tão atemporais quanto a ciência matemática, Como mentir com estatística é uma leitura agradável e absolutamente acessível. Indispensável para quem se vê bombardeado diariamente, seja pela mídia ou pela timeline do Facebook, por infográficos e estatísticas que se pretendem verdades incontestáveis. Não sou de mentir. Não suporto mentira, mas ontem cometi uma que me atrevo a contar: Tocou o telefone e atendi. Quando perguntaram se era o Sr.Pompeu eu disse que não, que o amigo havia ligado numa hora errada e que estávamos em meio a um velório.

A frase: “Mentira é pura vaidade de quem precisa se esconder.” Ta vendo?

O sociólogo foi à Meca (Nota da foto)
Salmito Filho vê O milagre! Muitos consideram o milagre somente um fenômeno sobrenatural não elucidado pelas explicações científicas. Sem entrar na especificidade religiosa que tem a liberdade para exercer sua crença. Juazeiro experimentou muitos milagres através de um líder religioso, social, político e, especialmente, popular, Padre Cícero Romão Batista. A exuberância de Juazeiro do Norte muito além dos pressupostos do seu potencial natural e para além das teorias acadêmicas... A religiosidade popular fez e continua a fazer milagres trazendo boas novas a Juazeiro e ao Cariri como um todo!

Shalon no Vaticano
Começo de setembro o SHalon do Ceará vai ao Vaticano. Tem encontro internacional lá deles e, no terceiro dia dos trabalhos haverá uma visita ao Papa Francisco.

Assanhamento
Os cearenses estão assanhadíssimos. Tanto isso é verdade que já não há mais lugar no avião que levará o grupo,dia 31 de agosto, fazendo Roma com escala em Lisboa.Ê ê!

Falar em avião
Com toda a dureza que o Governo do Interino chora, ninguém corta despesas para as viagens internacionais que ele anda fazendo a troco de aparecer na mídia e ser ignorado nos eventos.

Frete
O Governo Brasileiro, pela Força Aérea, ao invés de usar o Air Bus que Lula comprou pras viagens presidenciais, está alugando um Boeing 767 de 257 passageiros pro Interino voar.

Preço
O valor do aluguel do avião é de U$$ 20 milhões de dólares, algo perto dos R$72 milhões de reais. O aluguel é por 3 anos e gasta 5 toneladas de gasolina/hora. È grana!

Motivos quais?
Pra ir de Brasilia a Moscou, por exemplo, o Air Bus tem que pousar em Lisboa, por exemplo, pra reabastecer. O alugado vai direto. O Air Bus é do Brasil,ou novo faz frete.

Teleféricos
Zé Arnon, prefeito do Juazeiro do Norte está pela Europa. Passa por Portugal e vai pela Austria e Alemanha ver teleféricos. Quer saber como funcionam e conhecer a fábrica do bondinho que vai ser instalado no caminho do outeiro do Padre Cícero.

Companhias
Zé Arnon Bezerra vai pra viagem na companhia do Chefe da Casa Civil do Governo, Quintino Vieira e do prefeito do Crato, seu vizinho parede-meia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário