Simpósio sobre Meu Padim Ciço

A professora Fátima Pinho fez pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte durante sessão ordinária do Poder Legislativo. Ela é a coordenadora do V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero previsto para o período de 20 a 24 de março sob o tema: “Reconciliação... e Agora?”. O evento é uma promoção da Universidade Regional do Cariri (Urca) para discutir caminhos que se apresentam depois que a Igreja publicou a carta de reconciliação com o sacerdote.

      Conforme lembrou na sua fala, um desdobramento da petição entregue, em 2002 no Vaticano, pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, resultando no documento em que a Igreja pede perdão ao Padre Cícero. De acordo com Fátima, caberá a Dom Fernando abrir o evento na noite de segunda-feira (20) seguindo toda uma programação com palestras, grupos de trabalhos, mesas redondas, rodas de conversas, lançamentos de livros e atividades culturais durante os cinco dias.

      O significado dessa reconciliação será a temática principal do simpósio que reunirá acadêmicos, professores e doutores de várias universidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Fortaleza. Dentre alguns palestrantes, Fátima citou o teólogo e filosofo Leonardo Boff, que falará sobre o tema: “Padre Cícero à luz do Papa Francisco", bem como um pesquisador sobre peregrinação que virá de Londres e uma pesquisadora norte americana.

      No seu pronunciamento, a coordenadora definiu o evento como importante para a compreensão do momento atual citando cerca de 20 pesquisadores que aqui virão discutir sobre nossa terra. Já o presidente da Câmara, Gledson Bezerra, aproveitou para informar sobre a sessão solene agendada para às 19h30min do dia 22 de março, no Memorial Padre Cícero, quando serão outorgados títulos de cidadania juazeirense ao bispo dom Gilberto Pastana e aos sacerdotes Cícero José da Silva, Francisco das Chagas Alves Ferreira, João Carlos Perini, José Gonçalves da Silva, César Casetta, Paulo Evangelista da Costa, Sebastião Monteiro da Silva e Vileci Basílio Vidal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário