A imagem do quase inferno

'The Globalist': A autodestruição do Brasil

Artigo fala sobre impeachment, corrupção, recessão, chacinas e greves

O cenário atual do Brasil, com escândalos de corrupção na política e maiores empresas do país, a pior recessão econômica da história, chacinas em presídios e a greve de policiais foi amplamente analisado em um texto publicado pelo norte-americano The Globalist. 
Mark S. Langevin, autor do editorial, é Diretor da Iniciativa Brasil em Washington e Professor de Pesquisa na Escola Elliott de Assuntos Internacionais da Universidade George Washington.
Langevin aponta que a recessão do Brasil se aprofundou e a corrupção aumentou, mas foi Dilma quem atraiu todas as consequências políticas. As mobilizações contra Dilma ofereceram um espetáculo enquanto o PMDB de Temer encenou um impeachment duvidoso, acrescenta. Tendo desencadeado uma tempestade política, aqueles que orquestraram o impeachment de Dilma podem agora vir a ser condenados.
O artigo lembra que no primeiro mês de 2017, 136 prisioneiros foram assassinados em uma onda de violência entre gangues dentro de prisões estaduais do Brasil. Será que Temer consegue superar esses desafios e definir uma base fiscal e econômico prudente para a nação?
> > The Globalist How Brazil Destroys Itself
Artigo lembra que no primeiro mês de 2017, 136 prisioneiros foram assassinados em uma onda de violência entre gangues dentro de prisões estaduais do Brasil
Artigo lembra que no primeiro mês de 2017, 136 prisioneiros foram assassinados em uma onda de violência entre gangues dentro de prisões estaduais do Brasil
A liderança do Partido dos Trabalhadores, que havia moldado o consenso de Brasília e mantido em conjunto até agora, é uma mera sombra de seu antigo orgulho e poderoso eu. Este é o resultado de uma mistura de autodestruição e ataques de seus adversários domésticos. O professor Mark diz que o Brasil voltou aos padrões anteriores de intriga, vitríolo e calúnia, onde a ambição pessoal e a vaidade têm precedência sobre tudo mais.
O consenso caiu sobre as rochas das expectativas crescentes, afirma Langevin, sobre o crescimento lento e a percepção inegável de que a classe política de Brasília estava se enriquecendo por meio de um organizado esquema de corrupção envolvendo a Petrobras e outras empresas controladas pelo Estado.
A oposição política ao Partido dos Trabalhadores, comandada pelo Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB), que recebeu o segundo lugar na eleição presidencial de 2014, sempre sugeriu que eles poderiam ser responsáveis pelo pacto de crescimento com inclusão. No entanto, Aécio Neves, presidente do Partido, nunca ganhou uma eleição presidencial e seu Partido não emplaca um candidato á presidência de forma democrática desde 1998.
O editorial destaca que o que se pode dizer sobre o impeachment, é que após este episódio a recessão do Brasil se agravou, a coalizão governamental se fraturou e o escândalo de corrupção empurrou uma nuvem escura sobre Brasília, mas foi Dilma quem atraiu toda a queda política.
O PMDB do Presidente Temer e seus aliados encenaram uma das mais duvidosas audiências de impeachment da história, ressalta Langevin.
Aumento da violência das gangues
Conseqüentemente, os partidários do governo Temer apontam para essas vitórias legislativas como críticas para a recuperação econômica e para a restauração da credibilidade do governo diante do polêmico processo de impeachment.
No entanto, não está claro se esses resultados podem tirar o Brasil da recessão e restaurar uma governança confiável nos próximos meses.
As recentes revoltas na prisão e a violência entre quadrilhas criminosas rivais desafiam ainda mais a governança nos níveis estadual e federal. O presidente Temer decidiu enviar a Guarda Nacional para conter as revoltas na prisão.
Agora, parece que as quadrilhas criminosas apontaram sua rivalidade para as ruas, como evidenciado por uma recente onda de ônibus queimados em Natal após motim em uma prisão estadual próxima que deixou 27 presos mortos e dezenas de feridos.
Somente no primeiro mês de 2017, 136 prisioneiros foram assassinados nesta onda de violência entre gangues dentro das prisões estaduais em torno do Brasil.
Necessidade de reformas substanciais
O governo Temer lançou um pacote de reforma da justiça criminal, mas é improvável que seja aprovado no Congresso, enquanto a nação tenta alcançar a recuperação econômica e restaurar a estabilidade política após impeachment e no meio do escândalo de corrupção da Lava Jato corrupção.
O mais confuso é que algumas denúncias envolvem o próprio presidente. No que parece cada vez mais um conto shakespeariano de intriga, destruição e autodestrutividade, mais cabeças ainda podem rolar antes que os líderes políticos brasileiros possam restaurar a credibilidade democrática , orientar o crescimento econômico e o desenvolvimento, incluindo todos os brasileiros no futuro do país, finaliza Mark Langevin para The Globalist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário