Coluna do blog




Rio de Janeiro, 1748
No volume 1 do livro História da Gente Brasileira, da excelente Mary Del Priore,página 94, deva ser registrado para quem não leu, ainda: “O movimento de naus entre o Rio de Janeiro e as praças africanas era grande. Em 1783,vinte anos depois,  o viajante Juan Francisco Aguirre identificou de catorze a dezesseis navios trazendo cada qual cerca de trezentos ou quatrocentos negros, fundeados na Guanabara. Perifericamente havia aqueles que se dedicavam ao comércio ilegal, contrabandistas marginais ou empregados públicos que evitavam restrições a seus negócios. Liberar uma embarcação em direção ao rio da Prata? Quarenta moedas de ouro oferecidas ao secretário do Governador costumavam resolver o problema no Rio de Janeiro, contou um agente da Companhia da Guiné encarregado de trazer negros para a colônia: “As moedas de ouro foram entregues e, melhor de tudo, aceitas”, regozijava-se. A Louis Antoine de Bouganville também não passou despercebido o contrabando de mercadorias feito por brasileiros, através de Buenos Aires, para o Chile e o Peru. “Logo que as frotas entram no porto, todas as mercadorias que trazem são conduzidas à alfândega, onde é pago um imposto de 10%.” Depois botam a culpa no Cabral.

A frase: “A política não é uma régua. A política é um poliedro”. Francisco, o Papa.


As garantias (Nota da foto)
O fim do TCM-Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, assegurou, por emendas, alguns detalhes que nem todo mundo toma conhecimento. Por exemplo: as emendas e subemendas alteraram, entre outras, a redação do texto original da PEC, determinando a extinção  no lugar da unificação dos tribunais de contas do Estado; garantem o aproveitamento dos servidores  efetivos do TCM pelo TCE e tratam de questões como a cessão dos conselheiros, a alocação dos cargos, prestação e garantia dos serviços, contratos administrativos e convênios.

Domingos acelera
Com as derrotas na Prefeitura de Tauá e na defesa da candidatura de Sérgio Aguiar pra presidente da Assembleia, Domingos Filho põe pé na estrada pro Governo do Ceará em 18.

Pior...
Domingos está em disponibilidade para o TCE já que o TCM foi extinto e com ele sua, dele, presidência. O longo caminho até 2018 começou, danado é segurar os aliados.

Ação e reação
Todo mundo sabe como atua o PMDB. Todo mundo sabe como atuam os tucanos. Seriam os aliados naturais de Dominguinhos, porém...Vem presidência junto.

Aliados recomendam
Ouvi de possíveis aliados, de momento, de Domingos Filho ter muito cuidado com os dois partidos hoje formando no grupo de “inimigo do meu inimigo é meu amigo”.E é.

Crescendo
O número de usuários de crack nas proximidades da estação João Felipe, na quadra logo depois da Santa Casa é cada vez maior. A Polícia não liga pra quem fuma. Liberado.

Feio
A Prefeitura arruma, arruma, arruma e o povo desarruma,desarruma e tal. Que coisa feia a Beira Mar na área que a Viúva acabou de entregar pro povo. Feio e mau cheiroso.

Aliás...
O simpático e bem bolado mercado dos peixes virou zona de botequim. Sujo, perigoso, ar de abandono. Triste povo que teima em não sair da lama.

Na virada
Diz que Camilo Santana está aguardando a virada do 16 pro 17 e assim anunciar mudanças no Secretariado. Teria até ex perfeito sendo falado pra pasta do Governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário