SCidades garante R$ 6 milhões para implantação do Siasar em 125 municípios
Na
última semana, a Secretaria das Cidades garantiu recursos na ordem de
R$ 6 milhões, junto ao Ministério da Integração, para realizar a
implantação do sistema em 125 municípios do Ceará em 2017 e 2018. O
aporte foi garantido em reunião no Ministério da Integração, em
Brasília, sobre o termo de referência referente a solicitação de
financiamento para a ampliação do Sistema de Informação sobre Água e
Saneamento Rural (Siasar) nos municípios da zona rural do Ceará.
Participaram
da reunião, o coordenador de saneamento da Secretaria das Cidades,
Alceu Galvão a engenheira ambiental da Scidades, Danielle Araújo; a
secretária adjunta de Relações Institucionais, Luciana da Mata
Vasconcellos; representantes do ministério da Integração e técnicos do
Banco Mundial.
O sistema foi inicialmente implantado em Aracati e, terá
sua próxima etapa de implementação no município de Russas. Um dos
objetivos da implantação do Siasar é o armazenamento de dados, para que
se tenha um diagnóstico do saneamento nos municípios de zona rural,
sendo útil para a tomada de decisões e o direcionamento dos
investimentos. Em julho deste ano foi realizada a terceira etapa
da implantação do Projeto Piloto do Sistema de Informação sobre Água e
Saneamento Rural (Siasar) no município de Aracati.
O
Siasar está sendo implementado através da parceria da Secretaria das
Cidades, com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, a Companhia de
Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e o Ministério da Integração.
O SIASAR
O
Siasar consiste em uma ferramenta de informação básica e atualizada
sobre os serviços de saneamento rural de um país, sendo possível, entre
outras funcionalidades, o monitoramento da cobertura, qualidade e
sustentabilidade do serviço de abastecimento de água e esgotamento
sanitário da região, o registro do desempenho dos prestadores de
assistência técnica e a transferência de dados estatísticos, cruzando
base de dados setoriais. A ferramenta, financiada pelo Banco Mundial, já
é utilizada por outros países da América Latina como Costa Rica,
Honduras e Peru.
O
Ceará é o primeiro estado brasileiro a implementar o sistema. A partir
do projeto piloto executado no município de Aracati, a ideia é que a
ferramenta seja aplicada nas demais cidades cearenses e que sirva de
exemplo a ser multiplicado em outros estados do Brasil. “Com o sistema é
possível tomar decisões e definir a aplicação de políticas públicas
para o saneamento rural de forma mais eficiente, evitando desperdício
de dinheiro público e favorecendo a universalização do saneamento",
destaca o secretário Lucio Gomes.
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