Enquanto isso, em Sobral...

Santa Casa de Sobral alcança recorde com 55 transplantes de córnea neste ano

Hospital está promovendo VI Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes a fim de incentivar a doação. Será de 26 a 30 de setembro

Referência na Região Norte do Ceará, o Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Sobral alcançou o recorde de 55 transplantes de córnea entre janeiro e agosto deste ano. O número superou o ano passado inteiro, quando foram realizados 52 procedimentos. Mais de 200 pacientes já foram beneficiados com transplantes desde 2011. Os números acompanham a tendência positiva do Estado. Até agosto, foram 1.047 transplantes de múltiplos órgãos e tecidos em todo o Ceará, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, com 663 de córnea.

Até agosto, foram doados 32 órgãos na Santa Casa de Sobral, dos quais são 24 córneas e oito doações de múltiplos órgãos. Para incentivar a doação de órgãos e comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos, 27 de setembro, a Santa Casa, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), programou uma série de atividades a serem realizadas entre os dias 26 a 30 de setembro de 2016 durante a VI Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. O objetivo é promover discussões, sensibilizar e incentivar as pessoas à doação, conscientizando sobre a importância do ato.

Entre as atividades que atingem o público em geral, na segunda-feira, 26, será montado um estande de divulgação no North Shopping Sobral que tem como objetivo disseminar a importância da doação de órgãos e esclarecer dúvidas, além de angariar novos voluntários engajados com o tema.

Também haverá uma ação voltada para os colaboradores da Santa Casa e parceiros, além dos estudantes universitários. O VI Fórum de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O evento conta com palestras, minicursos e debates sobre a doação de órgãos. É necessário se inscrever no DEPE. Mais informações podem ser obtidas pelo número (88) 3112-0464.

Banco de Olhos

Desde a criação do Banco de Olhos na Santa Casa, em maio deste ano, o número de pacientes na fila de espera por um transplante de córnea caiu pela metade. O tempo médio de espera pela cirurgia também teve uma queda de sete para até três meses. Já foram realizados 203 transplantes desde 2011, 39 dos quais entre maio e setembro deste ano. A Santa Casa também adere à campanha Setembro Verde que conscientiza a doação e transplante de órgãos.

“Vimos que existia uma demanda reprimida e a necessidade de fazer transplantes. A Santa Casa é um pólo de saúde para a região e já havia a facilidade de receber córneas”, conta o médico oftalmologista e responsável pelo Banco de Olhos, Ribamar Fernandes. Ele lembrou que a Santa Casa de Sobral é o segundo hospital do interior do Nordeste a contar com um Banco de Olhos. Antes da criação do Banco, as córneas eram retiradas em Sobral, mas eram encaminhadas para Fortaleza. “Acabávamos perdendo alguns globos oculares”, ressaltou.

Para se candidatar, é necessário que o paciente tenha um problema grave com a perda de visão que comprometa principalmente a córnea. O oftalmologista faz o encaminhamento e o paciente é avaliado pelo médico Ribamar Fernandes para entrar na fila de espera. Entre as prioridades estão aqueles que têm uma úlcera na córnea refratária ao tratamento clinico ou que sofreram algum acidente com perfuração nos olhos. Além disso, crianças com menos de sete anos e transplantados que tiveram falha primária (córnea transplantada não resistiu) também são prioridades.

Quem deseja ser um doador precisa informar à família porque após o falecimento será necessário que os parentes aprovem a retirada dos órgãos. As córneas podem vir de doadores entre dois e 70 anos que estejam com olhos em boas condições e que não tenham tido doenças que impeçam o transplante, como HIV, Hepatite ou Sepse (infecção generalizada) por exemplo.

SERVIÇO
VI Fórum de Doação de Órgãos
Dias: De 27 a 30 de setembro de 2016
Inscrições: Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Informações: (88) 3112-0464
Informações Sobre Doação de Órgãos e Tecidos: (85) 3101. 5238

Nenhum comentário:

Postar um comentário