RC16 empata com RC7

Bicicletar realiza um milhão de viagens em Fortaleza

O sistema de bicicletas compartilhadas da Prefeitura de Fortaleza, o Bicicletar, acaba de realizar um milhão de viagens na cidade, apresentando-se como um meio de transporte seguro, com rápido deslocamento e que não polui o meio ambiente. Com apenas um ano e meio do início do programa, a cidade já conta com 80 estações disponibilizando um total de 800 bicicletas compartilhadas, atingindo a meta anunciada para 2016. O número de viagens e a qualidade do serviço tendem a aumentar, já que a cidade estará contemplada com um total de 300 estações do Bicicletar até o final de 2018.

Iniciado em 15 de dezembro de 2014, o sistema Bicicletar, cujo projeto é executado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), surgiu como uma solução de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas em Fortaleza, estando as estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O resultado positivo do sistema Bicicletar também está ligado à acelerada expansão da malha cicloviária da cidade, que hoje conta com 164,6 quilômetros de deslocamento seguro para ciclistas, sendo 89,1 quilômetros de ciclovias e 75,5 quilômetros de ciclofaixas.

Nesse período, as bicicletas compartilhadas do Bicicletar vêm sendo mais utilizadas nos dias úteis. Após a consolidação do sistema com 80 estações, o sistema já verificou uma média de 2.600 viagens em dias úteis. Já aos finais de semana e feriados, a maior média verificada foi de 2.100 viagens por dia. Também deixaram de ser emitidas mais de 358 toneladas de gás carbônico na atmosfera com a utilização das bicicletas compartilhadas, já que esse seria o montante produzido caso essas viagens tivessem sido realizadas por carros.

O secretário-executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, que também é coordenador do PAITT, comemora mais uma realização. “Com o desafio de tornar Fortaleza a cidade mais ciclável do Brasil, incentivamos cada vez mais a mobilidade sustentável nos variados deslocamentos. O sucesso deste projeto, junto ao novo sistema Bicicleta Integrada, de bicicletas integradas ao transporte público, e a expansão acelerada da malha cicloviária, nos mostra que Fortaleza está no caminho certo”, afirma Luiz.

O sistema conta hoje com mais de 133 mil usuários cadastrados, sendo 86% desse total utilizando o Bilhete Único. A Unimed Fortaleza segue como patrocinadora do sistema na Capital e a empresa Serttel é a operadora e responsável pela manutenção técnica nos equipamentos. Para fazer o cadastro, obter mais informações e conferir o mapa das estações, basta acessar: www.bicicletar.com.br.

Bicicletas integradas ao transporte público
Em junho de 2016, foi iniciado um novo sistema de empréstimo de bicicletas, o Bicicleta Integrada, com a primeira estação já em funcionamento ao lado do Terminal da Parangaba disponibilizando 50 bicicletas, ofertando uma nova alternativa de transporte à população, em consonância com o planejamento cicloviário da atual gestão municipal.

Com regras distintas do sistema Bicicletar, a utilização do Bicicleta Integrada é gratuita, bastando que o usuário realize cadastro presencialmente no Posto de Cadastramento do Terminal da Parangaba, onde é feita a adesão ao Bilhete Único Fortaleza. O tempo de posse de 14 horas que o usuário tem direito a essas bicicletas possibilita que faça, por exemplo, o pernoite com a bicicleta do sistema ou permaneça no seu local de trabalho com ela e devolva após o expediente. Além disso, as bicicletas retiradas a partir das 17h das sextas-feiras e vésperas de feriado podem ser devolvidas até às 9h do dia útil subsequente, sem que haja penalidade para o usuário.

Até o final de outubro de 2016, os terminais Papicu, Siqueira, Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Messejana e Lagoa também estarão contemplados com estações e 50 bicicletas em cada uma delas. Em novembro, a Praça Coração de Jesus, no Centro, também contará com uma estação do Bicicleta Integrada. Isso quer dizer que, até o final de 2016, Fortaleza terá um total de 1.200 bicicletas, sendo 800 do Bicicletar e mais 400 do Bicicleta Integrada. Para obter mais informações sobre o Bicicleta Integrada, basta acessar: www.bicicletaintegrada.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário