Uma taça de vinho, um gole dágua

Fortaleza recebe evento mundial de degustação de vinhos
A Minalba Premium será a água exclusiva do Owine, na Forneria Coriolano
Fortaleza recebe nesta terça-feira, 28 de junho, das 18 às 22 horas, um dos principais eventos mundiais da enologia. A OWine Experience será realizada no Restaurante Forneria Coriolano, e promete levar os participantes a uma incrível viagem pela história dos vinhos do Novo Mundo. Serão mais de 40 rótulos disponíveis para uma degustação repleta de sabores.
Todo bom vinho, merece uma excelente água. Por isso, o evento em Fortaleza terá a Minalba Premium como água exclusiva do evento. Vinhos brancos combinam com a versão sem gás. Além de roses leves e tintos especiais, que merecem uma água equilibrada como a Minalba Premium, que mostra superioridade desde o momento que nasce na fonte Água Santa, na Serra de Campos do Jordão, com pH alcalino e com um dos menores teores de sódio entre todas as águas produzidas no Brasil, atributos que a tornam com refrescância e equilíbrio inigualáveis.
E por que se deve tomar água junto com o vinho? Bem, o vinho é uma bebida que tem a capacidade de contribuir para a eliminação de líquidos de nosso organismo. Por isso, é sempre aconselhável que se beba água entre uma taça e outra de vinho, para evitar que o corpo perca hidratação, e para evitar que a dor de cabeça da ressaca apareça no dia seguinte.
Mercado
O interesse dos consumidores por vinho está na contramão da crise econômica que o país atravessa. Dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mostram que o Rio Grande do Sul, principal estado produtor de vinhos no país, vem mantendo, desde 2006, a produção próxima da casa de 20 milhões de litros por ano (19,8 milhões em 2015). Já os vinhos de mesa têm uma produção girando em torno de 200 milhões de litros, nos últimos 10 anos (2007,6 milhões em 2015).
A diversidade climática típica de um país continental e a criatividade do brasileiro, conhecido pela capacidade de reinventar tudo, levaram o país a alcançar uma vitivinicultura original. Hoje, a área de produção de uvas para a produção de vinho no Brasil soma 83,7 mil hectares, em seis regiões. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades (média de 2 hectares por família).
O país se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul e certamente é um dos mercados que cresce mais rapidamente no globo.
História
O Brasil, maior país da América Latina e considerado o quinto maior produtor vitivinícola do hemisfério sul, vem produzindo vinhos desde o começo de sua colonização.
Cronologia:
  1. As primeiras videiras foram trazidas ao Brasil por Martim Afonso de Souza. As primeiras mudas foram plantadas na Capitania de São Vicente, no sudeste do país. Mas as vinhas não prosperaram.
  2. Brás Cubas transfere plantações do litoral para o Planalto Atlântico e consegue elaborar o primeiro vinho brasileiro.
  3. Mas somente em 1626, com a Chegada dos jesuítas à região das Missões, no Rio Grande do Sul, impulsiona a vitinicultura no Brasil, inclusive para usar o vinho nas celebrações religiosas.
  4. Foi realizada a primeira degustação orientada no Brasil, relatada na 1ª Ata da Câmara de São Paulo, com a intenção de padronizar os vinhos comercializados no país.
  5. A corte portuguesa proíbe o cultivo da uva no Brasil, como forma de proteger a sua própria produção.
  6. Com a vinda da família real para o Brasil, não só é derrubada a proibição da produção de uvas, como ganham corpo os hábitos em torno do vinho na refeições, reuniões sociais e festividades religiosas.
  7. O pioneirismo gaúcho na vinicultura se materializa com a produção de até 45 pipas de vinho em um ano, o que rende a Manoel Macedo, a primeira carta-patente para a produção da bebida no país.
  8. O início da colonização alemã amplia o número de imigrantes interessados em vinho.
  9. Mas é em 1875 com a chegada dos imigrantes italianos que já um salto na produção nacional de vinho.
  10. A melhoria das vinícolas ganha impulso a partir da abertura econômica do Brasil.
  11. É o ano que marca a Indicação de Procedência do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande, como zona produtiva com identidade própria.
Mais sobre Minalba
A fonte da Minalba está localizada a 1.700 metros de altitude, na região serrana de Campos do Jordão, no interior de São Paulo. A unidade de produção pertence, desde 1985, ao Grupo Edson Queiroz, que também é dono da água mineral natural Indaiá, com forte atuação na Região Nordeste. Juntas, as duas marcas possuem 41 fontes distribuídas em 15 estados do Brasil e são líderes do mercado de águas minerais no Brasil.
Direcionada ao segmento Classe A, a Minalba Premium com e sem gás é apresentada na garrafa de Vidro One Way 300ml. Com design sofisticado e exclusivo, recebeu o prestigiado Prêmio Embalagem Marca e reconhecimento da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam) como Melhor Embalagem de Vidro. Isso confere um charme especial para qualquer estabelecimento parceiro da Minalba Premium.
Serviço:
O quê? OWine Experience - Fortaleza
Quando? 28 de junho de 2016, das 18 às 22h
Onde? Restaurante Forneria Coriolano, Rua Osvaldo Cruz, 2786 – Aldeota
Mais informações: (85) 3120.4584

Nenhum comentário:

Postar um comentário