Doação do Eusebio pra UFC

“O prefeito de Eusébio, José Arimatéa Lima Barros Júnior, visitou a Universidade Federal do Ceará, na manhã desta quinta-feira (23), e demonstrou que não há objeções, por parte do município para doação da área onde funciona o Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (CEAC), do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC. Situado às margens do Estuário do Rio Pacoti, o CEAC abrange um espaço de 4,4 hectares pertencente àquele município da Região Metropolitana de Fortaleza.
A área está temporariamente cedida à UFC, que, por lei, poderá utilizá-la até o ano de 2024. A expectativa, porém, é que, com a doação, o CEAC possa ter sede definitiva, em patrimônio da Universidade. O assunto precisa passar por deliberação da Câmara Municipal de Eusébio.
O prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eilson Gurgel, foram recebidos pelo Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, pela diretora do Labomar, Ozilea Bezerra Menezes, pelo também professor do Labomar Alberto Nunes, e pela estudante Elissandra Viana, monitora voluntária do Programa de Educação Ambiental Marinha do CEAC.
O grupo também discutiu parcerias entre a UFC e o Município, em áreas como saúde, urbanismo e meio ambiente. “Temos uma proximidade muito grande com a Prefeitura de Fortaleza. Porém, hoje, Fortaleza deve ser vista como a Região Metropolitana, em vários aspectos. Muitos de nossos alunos, por exemplo, são de municípios vizinhos. Devemos estimular a conexão e a interlocução com essas cidades da RMF em vários setores, como formação de professores, saúde, segurança, dentre vários outros”, afirmou o Vice-Reitor.
Com a possível doação da área do CEAC à UFC, a Universidade poderá sanar dificuldades relacionadas à legislação para investimentos no Centro. O CEAC é uma estação avançada de pesquisa do Labomar. Devido à sua localização, bioensaios em aquicultura marinha e estuarina, além de estudos de campo que visam o manejo e a preservação dos recursos costeiros, são conduzidos dentro de um ambiente mais próximo da realidade do ecossistema costeiro nordestino.”
(Site da UFC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário